Após uma breve introdução em que é apresentada a organização deste trabalho, o autor aborda o modelo popperiano da aprendizagem e as suas implicações nas ideias do filósofo austríaco, em relação à evolução científica. Seguidamente, é referido o modelo kuhniano com especial enfoque nos paradigmas e nas revoluções científicas. A concluir, são apresentadas, de forma resumida, as principais semelhanças e diferenças...
Assumindo a importância do conhecimento estratégico para as aprendizagens e suportando a designação da actual geração de alunos que frequenta as escolas – a geração playstation, com todas as suas características muito particulares e marcadamente diferentes das gerações anteriores – pela referência a diversos autores, apresentamos algumas reflexões da investigação acerca do uso de capacidades estratégicas destes...
Avaliação da aprendizagem? Tipos de avaliação? Estratégia de avaliação? Avaliação: descrições qualitativas e quantitativas dos comportamentos do aluno e julgamentos de valor sobre o desejo de apresentar aqueles comportamentos (Nível de proficiência) vs Classificação: descrições quantitativas dos comportamentos do aluno (Seriação).
A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos parece importante explanar para compreender até que ponto as mensagens geracionais contribuem também pa...
A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). A família, local de excelência de aprendizagem proporciona contextos enriquecedores aos seus membros. É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos ...
Neste artigo propomos uma reflexão sobre a emergência de um novo paradigma colaborativo, relacionado com os conceitos de cooperação e colaboração e comunidades de aprendizagem. Aborda-se também a importância da colaboração no seio das comunidades de aprendizagem e a sua relação com outras dinâmicas sócio-culturais emergentes das comunidades, enquanto formas de relacionamento humano baseadas em redes digitais.
A aprendizagem por reforço é uma aprendizagem por tentativa e erro, onde o agente, através da interacção com o ambiente, aprende a realizar uma tarefa com base em recompensas positivas e negativas. Este artigo pretende analisar o comportamento de um robô implementado com um sistema de aprendizagem por reforço cujo objectivo consiste em seguir uma linha. Para tal foi utilizado o robô educacional criado pela Le...
In this paper we are suggesting a reflection on models of virtual learning environments. These models are closely related with the notion of learning communities and with the learning processes within these communities. Such models also provide a framework for reflection about the new roles of trainers and trainees involved in virtual learning environments. In addition, the reflection on a new learning approach...
A escola é, por excelência, um contexto formal de aprendizagem e, nos últimos anos, uma das grandes lutas travadas foi a de universalizar o acesso à escola, ou seja, o de proporcionar uma educação para todos. Ao longo dos vários níveis de ensino é exigida a aprendizagem de um número significativo de novas informações e a sua posterior recordação, quer no decorrer das aulas ou na realização de provas, quer mesmo...
A formação é uma fase de extrema importância na formação inicial e posteriormente na formação contínua, no mercado de trabalho. Devido às abrangências das TIC e por estas exigirem, cada vez mais, a par da aplicação das teorias da aprendizagem, novas possibilidades de comunicação, o designer de módulos de ensino aprendizagem assume cada vez mais destaque no processo.
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |