Encontrados 31024 documentos, a visualizar página 1 de 3103

Pesquisa efectuada por aprendizagem
Ordenado por Relevância

A Aprendizagem segundo Karl Popper e Thomas Kuhn

Santos, NB

Após uma breve introdução em que é apresentada a organização deste trabalho, o autor aborda o modelo popperiano da aprendizagem e as suas implicações nas ideias do filósofo austríaco, em relação à evolução científica. Seguidamente, é referido o modelo kuhniano com especial enfoque nos paradigmas e nas revoluções científicas. A concluir, são apresentadas, de forma resumida, as principais semelhanças e diferenças...


A aprendizagem estratégica e a geração playstation : o que está em jogo?

Almeida, Susana de

Assumindo a importância do conhecimento estratégico para as aprendizagens e suportando a designação da actual geração de alunos que frequenta as escolas – a geração playstation, com todas as suas características muito particulares e marcadamente diferentes das gerações anteriores – pela referência a diversos autores, apresentamos algumas reflexões da investigação acerca do uso de capacidades estratégicas destes...


Avaliação da aprendizagem

Dias, Hermínia Brites

Avaliação da aprendizagem? Tipos de avaliação? Estratégia de avaliação? Avaliação: descrições qualitativas e quantitativas dos comportamentos do aluno e julgamentos de valor sobre o desejo de apresentar aqueles comportamentos (Nível de proficiência) vs Classificação: descrições quantitativas dos comportamentos do aluno (Seriação).


Aprendizagem: familia e parameologia

Antão, Celeste; Castro, Florêncio Vicente de; Veiga-Branco, Augusta

A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos parece importante explanar para compreender até que ponto as mensagens geracionais contribuem também pa...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Aprendizagem: família e paremeologia

Antão, Celeste; Veiga-Branco, Augusta; Castro, Florêncio Vicente de

A aprendizagem no seu todo é encarada como acção educativa, tem como finalidade ajudar a desenvolver no educando as capacidades que lhe permitam ser capaz de entrar numa relação pessoal com o meio em que vive (Tavares & Alarcão, 1990). A família, local de excelência de aprendizagem proporciona contextos enriquecedores aos seus membros. É na realidade com base neste conceito e face ao tema em pesquisa, que nos ...

Data: 2010   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Colaboração e comunidades de aprendizagem

Meirinhos, Manuel; Osório, António

Neste artigo propomos uma reflexão sobre a emergência de um novo paradigma colaborativo, relacionado com os conceitos de cooperação e colaboração e comunidades de aprendizagem. Aborda-se também a importância da colaboração no seio das comunidades de aprendizagem e a sua relação com outras dinâmicas sócio-culturais emergentes das comunidades, enquanto formas de relacionamento humano baseadas em redes digitais.

Data: 2006   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

NXT e Aprendizagem por Reforço

Coelho, João; Gonçalves, Teresa

A aprendizagem por reforço é uma aprendizagem por tentativa e erro, onde o agente, através da interacção com o ambiente, aprende a realizar uma tarefa com base em recompensas positivas e negativas. Este artigo pretende analisar o comportamento de um robô implementado com um sistema de aprendizagem por reforço cujo objectivo consiste em seguir uma linha. Para tal foi utilizado o robô educacional criado pela Le...


Modelos de aprendizagem em ambientes virtuais

Meirinhos, Manuel; Osório, António

In this paper we are suggesting a reflection on models of virtual learning environments. These models are closely related with the notion of learning communities and with the learning processes within these communities. Such models also provide a framework for reflection about the new roles of trainers and trainees involved in virtual learning environments. In addition, the reflection on a new learning approach...

Data: 2007   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Memória e aprendizagem na escola inclusiva

Monteiro, Maria Isabel Ramalho

A escola é, por excelência, um contexto formal de aprendizagem e, nos últimos anos, uma das grandes lutas travadas foi a de universalizar o acesso à escola, ou seja, o de proporcionar uma educação para todos. Ao longo dos vários níveis de ensino é exigida a aprendizagem de um número significativo de novas informações e a sua posterior recordação, quer no decorrer das aulas ou na realização de provas, quer mesmo...

Data: 2013   |   Origem: Repositório Comum

Concepção de módulos de ensino aprendizagem em eLearning / bLearning - Novos pa...

Silva, J.M.G.

A formação é uma fase de extrema importância na formação inicial e posteriormente na formação contínua, no mercado de trabalho. Devido às abrangências das TIC e por estas exigirem, cada vez mais, a par da aplicação das teorias da aprendizagem, novas possibilidades de comunicação, o designer de módulos de ensino aprendizagem assume cada vez mais destaque no processo.


31024 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento











Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia