Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, N.1(1980) ; Em 1972, as opções teóricas que o Guia de Alfabetização Funcional enunciou vão deixar marcas em todos os processos de alfabetização que nele se basearam, quer no próprio estudo do meio e da população a alfabetizar, quer na planificação de métodos e de programas. Estes assumiram, consequentemente, em geral, duas direcções complementares: por um lad...
Face à crise ambiental actual, considera-se que a Educação Ambiental a nível da Escola poderá desempenhar um papel significativo como fonte de influência na sociedade global. Efectuou-se um estudo que pretende averiguar as representações dos professores e jovens face ao ambiente e de como estas poderão contribuir para uma Educação Ambiental (EA) que vise a construção de uma cidadania activa. O estudo baseou-se ...
Na sequência do último grande relatório para a Unesco (Delors, 1996), a Lei 5/97 preconizou que "a educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida". No entanto a Lei 5/97 não tira as consequências do que isso quer dizer e nas propostas de alteração da Lei de Bases todos isolam a educação de infância, impedindo a sua integração na educação básica
Questões Actuais em Educação Comunitária
Questões actuais em Educação Comunitária
Questões actuais em Educação Comunitária
Questões actuais em Ciências da Educação
A presente edição da revista Interacções congrega trabalhos que se debruçam sobre dimensões e leituras diversas da Ética enquanto requisito, elemento processual e produto educacional. No conjunto dos treze trabalhos aqui apresentados, podemos identificar campos de estudo e referenciais conceptuais diversos, convergindo na análise de um mesmo fenómeno, a Ética na Educação. Os sentidos que ela assume surgem confi...
Dissertação apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, para a obtenção de grau de Mestre em Ciências da Educação, na Área de Especialização em Psicologia da Educação, sob a orientação do Prof. Doutor António Simões e do Prof. Doutor João Boavida. ; A educação de adultos caracteriza-se pela sua complexidade, pela diversidade de práticas, e até de finalidades. É n...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |