Encontrados 14 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Ageing in lusophone countries: the impact of age-specific legislation on the re...

Ana Carolina Braz; Maria da Luz Cabral; Susana Coimbra; Anne Marie Fontaine; Zilda Aparecida Pereira del Prette


Validação das escalas de habilidades sociais, comportamentos problemáticos e co...

Bandeira,Marina; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir; Magalhães,Thiago

Não obstante o interesse crescente em habilidades sociais, há carência de escalas de medida no Brasil para avaliá-las. Esta pesquisa validou a escala SSRS, que avalia habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 416 estudantes (224 meninos e 192 meninas), da primeira a quarta série de escolas públicas e particulares, em cinco cidades...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Um sistema de categorias de habilidades sociais educativas

Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

Este estudo apresenta um Sistema de Habilidades Sociais Educativas (SHSE), com classes e subclasses aplicáveis à tarefa de pais, professores e demais pessoas comprometidas com a promoção do desenvolvimento e aprendizagem do outro. A elaboração do SHSE iniciou-se com a análise da literatura, a definição funcional de habilidades sociais educativas e uma primeira proposta de classes e subclasses, sucessivamente te...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Significância clínica e mudança confiável na avaliação de intervenções psicológ...

Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

As evidências da efetividade de qualquer intervenção psicológica baseiam-se na demonstração de sua validade interna e externa, usualmente efetuadas por meio de estatística inferencial. Uma alternativa mais recentemente explorada, especialmente no âmbito da pesquisa em psicoterapia, é a demonstração da confiabilidade e significância clínica das mudanças. Dentre os métodos utilizados na produção desses indicadore...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Habilidades sociais das mães e envolvimento com os filhos: um estudo correlacional

Cia,Fabiana; Pereira,Camila de Sousa; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

O objetivo deste estudo foi identificar e analisar o repertório de habilidades sociais de mães e o envolvimento com seus filhos. Participaram 22 mães de alunos da primeira série do ensino fundamental, que preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiar na Visão das Mães e o Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette). Os respondentes relataram bom repertório de habilidades sociais, que foi pos...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Habilidades sociais e problemas de comportamento de alunos com deficiência ment...

Rosin-Pinola,Andréa Regina; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

As habilidades sociais vêm sendo amplamente reconhecidas como importante componente do processo de escolarização especialmente dos alunos com deficiência mental. A revisão da literatura evidencia escassez de pesquisas que focalizam a inclusão desses alunos no sistema regular de ensino. Considerando tal situação, este estudo teve como objetivos: avaliar e comparar o desempenho social (habilidades sociais e probl...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Habilidades sociais conjugais e filiação religiosa: um estudo descritivo

Villa,Miriam Bratfisch; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

O desenvolvimento e a manutenção do repertório social são influenciados por múltiplos fatores, aí se incluindo crenças e normas. A influência religiosa sobre comportamentos sociais ocorre em diferentes contextos, inclusive o conjugal. Avaliou-se neste estudo a relação entre filiação religiosa e habilidades sociais de 74 casais, divididos em três grupos (católicos, presbiterianos e sem filiação) que responderam ...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: característic...

Bandeira,Marina; Rocha,Sandra Silva; Souza,Thiago Magalhães Pereira de; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

Investigou-se as características sócio-demográficas da ocorrência de comportamentos problemáticos e suas relações com as habilidades sociais e dificuldades acadêmicas, em uma amostra de 257 estudantes de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental de uma cidade de médio porte de Minas Gerais, utilizando-se a escala Social Skills Rating System (SSRS). Participaram ainda da pesquisa 185 pais e 12 professores destes estu...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Habilidades sociais e variáveis sociodemográficas em estudantes do ensino funda...

Bandeira,Marina; Rocha,Sandra Silva; Freitas,Lucas Cordeiro; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

As habilidades sociais são consideradas situacionais, mas há poucos estudos no Brasil relacionando-as a variáveis sociodemográficas, especialmente com crianças. Investigou-se a importância e freqüência das habilidades sociais em relação a variáveis sociodemográficas, com 257 estudantes, de 1ª a 4 ª série do ensino fundamental. Para avaliar habilidades sociais, utilizou-se o Sistema de Avaliação de Habilidades S...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

Habilidades sociais parentais e o relacionamento entre pais e filho

Cia,Fabiana; Pereira,Camila de Sousa; Del Prette,Zilda Aparecida Pereira; Del Prette,Almir

O presente estudo teve por objetivos: (a) comparar/correlacionar indicadores do repertório de habilidades sociais e do envolvimento dos pais na educação dos filhos e (b) comparar mães e pais nos dois conjuntos de medidas. Participaram deste estudo 22 mães e 13 pais que tinham um filho na 1ªsérie. Ambos os pais preencheram o questionário Qualidade da Interação Familiarna Visão dos Pais e o Inventário deHabilidad...

Data: 2006   |   Origem: OASIS br

14 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia