A lenda do Preste João foi divulgada na Europa no tempo da 1ª. cruzada, em finais do séc. XI. A necessidade de aliados favoreceu a crença, entre os cruzados, de que iriam receber o auxílio de um poderosíssimo soberano, vindo da Ásia, e que atacaria o Islão pelas costas. Ora começara então a circular uma mensagem dirigida ao imperador Manuel Coménio, de Bizâncio, que alimentava tal esperança. Era uma carta envia...
"No dia 27 de Junho de 1896, pela uma e meia da tarde, a canhoneira Zambeze fundeava em frente de Angra do Heroísmo. O Cais da Alfândega estava apinhado de gente e muitas centenas de pessoas circulavam pelas ruas, em desusada euforia. É que, a bordo, vinham quatro prisioneiros africanos. Tinham sido capturados no sul de Moçambique, em Dezembro do ano anterior, e já haviam passado três meses no forte de Monsanto...
Utilizámos na elaboração deste trabalho dez cartas de Edgar Prestage, oito delas enviadas a Teófilo Braga e duas a Alice Moderno. A avaliarmos pela qualidade e número de trabalhos publicados sobre a literatura e história de Portugal. Edgar Prestage é sem dúvida um dos maiores lusófilos ingleses da segunda metade do séc. XIX e primeira do séc. XX (1869-1951). Se no início da sua carreira E.P. se dedicou à traduç...
“[…]. Também Vitorino Nemésio manifestou um certo gosto pela composição de «artes poéticas». Em La Voyelle Promise, V. N. está tão preocupado com a remodelação da sua poesia, que muitos dos seus poemas se transformaram numa metalinguagem. É o caso de Credo, De l’impuissance poétique, de Le souterrain de l’apparence; e o sétimo poema tem mesmo o título de Art Poétique. É este poema que nos propomos analisar, dan...
“Tendo em conta que o estilo de uma obra é consequência de uma visão do mundo e da vida, de uma experiência sócio-cultural, e de uma ideologia, a análise que vamos fazer não negligencia estas implicações e vinculações da estilística. Cumpre-nos, antes de mais, delimitar o campo do nosso trabalho: é que não se trata de estudar o estilo da obra em geral, mas a nossa atenção recairá apenas sobre um único facto lin...
“Na primeira parte deste trabalho referimo-nos à mulher como inspiradora e criadora de poesia. Nesta segunda parte, vamos abordar um aspecto mais histórico: a acção da mulher em favor da criação literária. […]”
“Propomo-nos dar, neste trabalho, uma visão da mulher na poesia em língua d’oc e língua d’oïl do séc. XII. Optámos pelas duas línguas, a fim de evitar que a França actual ficasse reduzida a metade, ou só o Norte ou só o Sul. Tanto mais que as literaturas francesa e provençal se completam: é no seu conjunto que a mulher se revela em toda a sua complexidade e contradição. Vamos, pois, falar da mulher inspiradora ...
“Dans l’Ordre du discours, Michel Foucault affirme: «je voudrais qu’il (le discours) soit tout autour de moi comme une transparence calme, profonde, indéfiniment ouverte, où les autres répondraient à mon attente, et d’où les vérités, une à une, se lèveraient. Quelques lignes après il avoue se sentir dominé par l’inquiétude; inquiétude dûe au fait, entre autres, de «sentir sous cette activité, pourtant quotidien...
“[…]. Trata-se, pois, de uma história com um princípio e um fim, que se desenrola num espaço e dentro de um tempo bem delimitado – a cidade de Ouro Preto, no momento em que os filões de ouro se esgotavam e aquela sociedade, subitamente enriquecida, começava a acusar os seus primeiros sintomas de decadência. Se tentarmos fixar a acção de maneira esquemática, reduzida aos seus momentos fundamentais, podemos dizer...
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