O objetivo fundamental deste artigo é desenvolver um modelo numérico térmico para a análise de lajes em madeira, com e sem isolamento. Será utilizado o método de elementos finitos, através do programa ANSYS para determinar os perfis de temperaturas, a espessura e a velocidade de carbonização. O cálculo dos perfis de temperaturas será obtido em regime transiente, através de uma análise não linear em que as propr...
Neste trabalho, a resposta estrutural de elementos esbeltos em aço inoxidável submetidos a incêndio é analisada numericamente através de programas de elementos finitos geométrica e materialmente não lineares. Com o intuito de realizar estas simulações, foram necessárias duas alterações no programa SAFIR: i) foi introduzida a lei constitutiva 2D do aço inoxidável, para ser usada em elementos de casca e ii) foi i...
Neste trabalho, a resposta estrutural de elementos esbeltos em aço inoxidável submetidos a incêndio é analisada numericamente através de programas de elementos finitos geométrica e materialmente não lineares. Com o intuito de realizar estas simulações, foram necessárias duas alterações no programa SAFIR: i) foi introduzida a lei constitutiva 2D do aço inoxidável, para ser usada em elementos de casca e ii) foi i...
It is known that stainless steel has a better fire performance than carbon steel, which can lead to a growing utilization of this kind of steel in structures. In fact, although more expensive than the carbon steel, structures in stainless steel can be competitive because of its smaller thermal protection need. With the purpose of modelling by Finite Element Method the behaviour of a stainless steel framed struc...
Uma viga sem constrangimentos laterais submetida a um carregamento mecânico e sujeita a um aumento de temperatura, por exemplo proveniente de um incêndio, pode atingir o colapso pelo fenómeno de instabilidade por encurvadura lateral torsional, originado pela diminuição da capacidade resistente. Este trabalho apresenta o procedimento experimental e os ensaios realizados para a determinação da resistência ao fogo...
Quando uma viga sem constrangimentos laterais se encontra sujeita a um carregamento mecânico e é simultaneamente submetida ao efeito de temperaturas elevadas, pode ocorrer instabilidade por encurvadura lateral torsional devido à diminuição da capacidade resistente. São determinadas as equações diferenciais de equilíbrio para a encurvadura lateral e as respectivas condições de fronteira de elementos sujeitos a r...
A resistência dos elementos de uma estrutura, quando submetidos a temperaturas elevadas, pode ser ver verificada no domínio da temperatura, definindo-se um valor crítico para a temperatura máxima quando o efeito das acções iguala o valor da resistência do elemento. Em elementos de viga não restringidos lateralmente, a temperatura crítica pode ser determinada em função do tipo de carregamento e grau de utilizaçã...
A utilização de elementos estruturais em aço inoxidável tem vindo a crescer nos últimos anos, devido quer à sua maior resistência à corrosão quer à sua maior resistência mecânica ao fogo, quando comparado com o aço carbono. Com o objectivo de modelar pelo Método dos Elementos Finitos a encurvadura lateral de vigas I em aço inoxidável sujeitas a altas temperaturas, introduziram-se as leis constitutivas de difere...
Os regulamentos de projecto de estruturas determinam que os elementos estruturais devem possuir uma determinada resistência ao fogo, dependente do tipo de edifício a que pertençam, para garantir a segurança dos seus ocupantes e equipas de socorro. Uma viga sem constrangimentos laterais sujeita a este tipo de acidente pode atingir o colapso pelo fenómeno de instabilidade por encurvadura lateral torsional, provoc...
Lateral unrestrained steel beams when subjected to high temperatures may collapse in service by lateral torsional buckling. This instability state may be predicted in the resistance, temperature and time domain. In this work the beam strength is determined in the temperature domain from a batch of numerical and experimental tests, with a specified degree of utilisation and a typical accident temperature rise. ...
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