O estudo exploratório que aqui damos a conhecer tem como objetivo refletir sobre alguns aspetos da diversidade linguística presente na paisagem linguística de uma cidade portuguesa (Aveiro). Para tal, primeiramente apresentaremos as opções e debates mais comuns nesta área em torno da sua própria metodologia, bem como as abordagens inovadoras desenvolvidas. Seguidamente, apresentaremos a análise da diversidade l...
A Investigação em Educação ao longo dos últimos 30 anos tem vindo a fortalecer-se, salientando-se a sua multiplicidade de paradigmas e naturezas. As razões para este facto residem numa miríade de fatores, sendo de destacar as que se prendem com as linhas de investigação de vários grupos e centros de investigação bem como as múltiplas preocupações e interesses dos investigadores desta área do conhecimento. A for...
O pensamento crítico (PC), como tem sido abundantemente investigado nos últimos 30 anos, é uma das finalidades da educação em geral, estando ligado a competências a promover em diferentes níveis de ensino, incluindo no EnsinoSuperior. Na formação de professores e na unidade curricular de Didática das Ciências da Universidade de Aveiro te...
A formação continuada constitui um eixo fundamental para o desenvolvimento profissional dos docentes e tem ocupado lugar de destaque na investigação em educação. O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6 - Formação de Educador...
Polar marine ecosystems have global ecological and economic importance because of their unique biodiversity and their major role in climate processes and commercial fisheries, among others. Portugal and Spain have been highly active in a wide range of disciplines in marine biology of the Antarctic and the Arctic. The main aim of this paper is to provide a synopsis of some of the results and initiatives undertak...
Neste artigo apresenta-se, sinteticamente, um trabalho de investigação desenvolvido no âmbito dos estudos de Doutoramento em Didática e Formação cuja principal finalidade foi desenvolver um programa de formação [PF] continuada destinado aos educadores de infância do distrito de Bragança - Portugal com vista à implementação do trabalho prático e experimental nas suas práticas didático-pedagógicas, em conformida...
Neste artigo apresenta-se um trabalho de investigação, cuja principal finalidade foi desenvolver um programa de formação continuada destinado aos educadores de infância com vista à implementação do trabalho prático e experimental nas suas práticas didático-pedagógicas, em conformidade com as metas das ciências para a educação de infância que preconizam a sua abordagem numa perspectiva CTS.
This book is part of a broader work in the framework of the doctoral studies undertaken in Didactics and Training at the University of Aveiro, Portugal. This work is divided into Introduction, three chapters, conclusion and bibliographic references. The introduction provides the context of the research and makes a brief reference to the guidelines that underpin the reported research work. Along the introduction...
A educação em ciências deve promover a literacia das crianças, pelo que, se deve investir nesta área do saber desde os primeiros anos de escolaridade. É neste contexto que a abordagem das ciências, numa perspetiva ciência-tecnologia-sociedade, assume um papel integrante e integrador das aprendizagens das crianças, de acordo com as atuais orientações curriculares na área das ciências. Para atingir esta finalidad...
Relata-se parte de um trabalho de investigação realizado com a finalidade de desenvolver um programa de formação para educadores de infância com vista à implementação do trabalho prático e experimental nas suas práticas didático-pedagógicas com orientação ciência-tecnologia-sociedade. Verifica-se que é possível implementar pelos educadores o trabalho prático e experimental.
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