Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A Formação de Professores Monitores da Telescola: O Contributo do espólio do Or...

Vieira, Ana Maria do Rosário Mendes

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Secundário ; Este trabalho de investigação pretende contribuir para História do Ensino da Matemática, em Portugal, nomeadamente, no que concerne ao tipo de formação ministrada aos Professores Monitores do Ensino Telescola, designada por “Formação dos Professores Monitores” no período de 1977 a 1990. Para tal f...

Data: 2014   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Perceção dos docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico sobre educação ambiental

Vieira, Ana Maria Alves

A importância das questões ligadas ao ambiente enquanto matéria de estudo associada à formação dos jovens é, atualmente, unanime. Porém, ao nível da docência, os professores deparam-se com uma grande diversidade e quantidade de conteúdos, sem que haja uma orientação muito precisa de como proceder à sua incorporação na prática letiva. A esta situação acresce uma aparente falha na formação dos professores que con...

Data: 2014   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Trabalho social e mediação sociopedagógica: análise comparativa de 3 território...

Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo

O aumento da diversidade de públicos na escola portuguesa tem originado políticas diferentes das respostas escolares habituais, procurando passar do ensino uniforme, transmissivo e expositivo, indiferente à diversidade, para um ensino centrado na organização e gestão de situações diferenciadas e interactivas de aprendizagem que contemple o trabalho social na própria escola. Esta mudança implica alterações profu...

Data: 2011   |   Origem: IC-online

Territórios educativos e mecanismos de lidar com a diferença na escola

Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo

Pretendemos, nesta comunicação, dar conta duma investigação a decorrer no CIID-IPL (www.ciid.ipleiria.pt) que compara as práticas de Professores e de Técnicos Superiores de Serviço Social (TSTS) em dois Territórios Educativos do concelho de Leiria1: um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e um Agrupamento Escolar que tem sustentado uma “Oficina de Comportamento” a par do currículo formal e exp...

Data: 2011   |   Origem: IC-online

A formação no ensino superior para a mediação

Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo

Apresentamos os resultados de uma análise documental sobre o que os vários cursos da área das ciências sociais e humanas, para além da formação de professores, que põe a tónica na saída profissional de ser educador/ser professor, indicam nas saídas profissionais ligadas à mediação e quais aqueles que, particularmente, contêm unidades curriculares ligadas à mediação. Procuramos perceber até que ponto a formação ...

Data: 2011   |   Origem: IC-online

Socio-pedagogical mediation in schools: two case studies about new social actor...

Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo

Evermore, there are multifarious functions that are demanded from the teachers. It is expected that teachers have the role of educators, good transmitters of knowledge and values, instructors, animators, mediators, etc. It`s a fact that nowadays more social than pedagogic solutions are required from the schools. And is the teacher able to handle all of them? Even if there is a will to embrace it all, it seems d...

Data: 2011   |   Origem: IC-online

Os saberes da antropologia da educação e a emergência de novos papéis sociais e...

Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria

A escola sempre foi um lugar de encontros e desencontros de pessoas, de diferentes culturas, de diferentes pontos de vista, de vários saberes, de continuidades e descontinuidades entre a escola e o lar. Contudo, a “escola para todos” trouxe mais gente para dentro do mesmo espaço, das mesmas regras, da mesma cultura hegemónica do Estado-Nação. Por isso a educação, mesmo a educação escolar, para ser performativa,...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

A escola e a educação social: narrativas (auto)biográficas sobre mediação socio...

Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria

O presente artigo pretende contribuir para o actual debate em torno da mediação na esfera da escola, cujo contexto envolve não apenas os habituais agentes da comunidade escolar (professores, alunos e famílias), como também recentes agentes educativos, aos quais se pede um novo papel ou, melhor, a reformulação de um papel antigo, que assume agora um novo termo: o de mediador sociopedagógico. A mediação sociopeda...

Data: 2010   |   Origem: IC-online

A escola em busca de profissionais sociais: narrativas sobre medição escolar

Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria

Data: 2009   |   Origem: IC-online

A entrevista em grupo: formas de desocultar representações e práticas de trabal...

Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo

Nesta comunicação apresentar-se-á parte de uma pesquisa em curso sobre o trabalho social feito nas escolas, quer por parte de educadores sociais e assistentes sociais, quer por parte de professores que estão sensibilizados e preparados para fazer mediação escolar e a articulação entre a cultura hegemónica da escola e as dos alunos que a ela chegam. Para o efeito, socorrer-nos-emos dum trabalho etnográfico e, em...

Data: 2008   |   Origem: IC-online

13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data








Tipo de Documento




Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia