Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Matemática no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Secundário ; Este trabalho de investigação pretende contribuir para História do Ensino da Matemática, em Portugal, nomeadamente, no que concerne ao tipo de formação ministrada aos Professores Monitores do Ensino Telescola, designada por “Formação dos Professores Monitores” no período de 1977 a 1990. Para tal f...
A importância das questões ligadas ao ambiente enquanto matéria de estudo associada à formação dos jovens é, atualmente, unanime. Porém, ao nível da docência, os professores deparam-se com uma grande diversidade e quantidade de conteúdos, sem que haja uma orientação muito precisa de como proceder à sua incorporação na prática letiva. A esta situação acresce uma aparente falha na formação dos professores que con...
O aumento da diversidade de públicos na escola portuguesa tem originado políticas diferentes das respostas escolares habituais, procurando passar do ensino uniforme, transmissivo e expositivo, indiferente à diversidade, para um ensino centrado na organização e gestão de situações diferenciadas e interactivas de aprendizagem que contemple o trabalho social na própria escola. Esta mudança implica alterações profu...
Pretendemos, nesta comunicação, dar conta duma investigação a decorrer no CIID-IPL (www.ciid.ipleiria.pt) que compara as práticas de Professores e de Técnicos Superiores de Serviço Social (TSTS) em dois Territórios Educativos do concelho de Leiria1: um Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP) e um Agrupamento Escolar que tem sustentado uma “Oficina de Comportamento” a par do currículo formal e exp...
Apresentamos os resultados de uma análise documental sobre o que os vários cursos da área das ciências sociais e humanas, para além da formação de professores, que põe a tónica na saída profissional de ser educador/ser professor, indicam nas saídas profissionais ligadas à mediação e quais aqueles que, particularmente, contêm unidades curriculares ligadas à mediação. Procuramos perceber até que ponto a formação ...
Evermore, there are multifarious functions that are demanded from the teachers. It is expected that teachers have the role of educators, good transmitters of knowledge and values, instructors, animators, mediators, etc. It`s a fact that nowadays more social than pedagogic solutions are required from the schools. And is the teacher able to handle all of them? Even if there is a will to embrace it all, it seems d...
A escola sempre foi um lugar de encontros e desencontros de pessoas, de diferentes culturas, de diferentes pontos de vista, de vários saberes, de continuidades e descontinuidades entre a escola e o lar. Contudo, a “escola para todos” trouxe mais gente para dentro do mesmo espaço, das mesmas regras, da mesma cultura hegemónica do Estado-Nação. Por isso a educação, mesmo a educação escolar, para ser performativa,...
O presente artigo pretende contribuir para o actual debate em torno da mediação na esfera da escola, cujo contexto envolve não apenas os habituais agentes da comunidade escolar (professores, alunos e famílias), como também recentes agentes educativos, aos quais se pede um novo papel ou, melhor, a reformulação de um papel antigo, que assume agora um novo termo: o de mediador sociopedagógico. A mediação sociopeda...
Nesta comunicação apresentar-se-á parte de uma pesquisa em curso sobre o trabalho social feito nas escolas, quer por parte de educadores sociais e assistentes sociais, quer por parte de professores que estão sensibilizados e preparados para fazer mediação escolar e a articulação entre a cultura hegemónica da escola e as dos alunos que a ela chegam. Para o efeito, socorrer-nos-emos dum trabalho etnográfico e, em...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |