Não nascemos leitores, tornamo-nos leitores. Num mundo em mudança são as mais as dúvidas do que as certezas quanto ao que gera nas crianças, nos jovens ou nos adultos, motivação para ler. De forma necessariamente breve, começaremos por propor uma reflexão inicial sobre as ideias subjacentes a algumas expressões utilizadas pelos mediadores de leitura – leitores, promoção da leitura, animação da leitura – que, nã...
A família influencia de modo decisivo o desenvolvimento literácito das crianças. As práticas de literacia familiar são, no entanto, heterogéneas e contribuem de modos diferenciados para a promoção de hábitos de leitura, para o desenvolvimento da literacia emergente e para o sucesso na aprendizagem formal da leitura e da escrita. Reconhecendo a importância das rotinas e dinâmicas familiares das crianças em idade...
The oral communicative competence comprises verbal, para-verbal and nonverbal skills, used to communicate in different contexts. The present study defends the systematic use of an observation grid in the classroom, which is useful to promote the formation of fluent and competent readers. Methodologically speaking, there were observed 82 students from the 7th and 9th grades, using the Oral Communicative Competen...
A publicidade exterior tem crescido consideravelmente nas duas últimas décadas.Este crescimento deve-se a vários factores, entre os quais salientamos a crescentemobilidade diária das pessoas e a tecnologia de impressão digital disponível no mercado.A expressão mais espectacular da publicidade fora de portas é o outdoor personalizado,conceito proposto e representativo dos grandes cartazes de rua que se adaptam a...
A rápida evolução da publicidade exterior em geral, e do Outdoor personalizado em particular, deve-se, por um lado, à introdução no mercado de máquinas de impressão digital de grande formato e, por outro, aos respetivos suportes de impressão em base têxtil (poliéster), revestidos a policloreto de vinilo (PVC), capazes de contemplar dimensões que o suporte papel não permite. O acréscimo de mobilidade das pessoas...
Neste artigo é sucintamente descrito o programa JIL - Jogos Interativos de Leitura (Cruz, Ribeiro & Viana, no prelo), que tem como população alvo pais com crianças em idade pré-escolar, independentemente do seu nível socioeconómico e educacional. A avaliação do impacto deste programa (Cruz, 2011) mostrou que este apresentou um impacto significativo: a) ao nível das práticas de leitura e de escrita conjuntas e...
Esta pesquisa tem por objetivo avaliar as mudanças de desempenho ocorridas ao longo de um programa de intervenção junto de alunos do 5º ano de escolaridade e orientado para o desenvolvimento da fluência em leitura. Foram realizadas 13 sessões, orientadas pelos professores Língua Portuguesa, com a duração de 45 minutos e periodicidade quinzenal. Participaram no programa todos os alunos da escola onde o projeto ...
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2006. ; A consideração de que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) promovem transformações na sociedade não permite conclusões de que tais mudanças são necessariamente positivas. Ao contrário, é justificado o aumento no número de estudos na área, que buscam identificar a medida dessas modificações, suas vantagens, de...
O objectivo deste estudo foi determinar a prevalência da dislexia entre as crianças portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico. Foram avaliadas 1460 crianças dos 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade relativamente ao nível de leitura e, de acordo com os critérios estabelecidos, 155 dessas crianças foram também avaliadas relativamente às capacidades cognitivas gerais e à consciência fonológica. As crianças foram tes...
Compreender o que se lê é determinante para o sucesso escolar e pessoal de cada pessoa. Apesar do investimento na promoção da leitura que, nos últimos anos tem sido feito em Portugal (ex: PNL, RBE, PNEP, Casa da Leitura), persiste um elevado número de alunos com dificuldades em compreender o que lê. Estas dificuldades têm implicações não só ao nível da generalidade das aprendizagens que os alunos devem efetuar ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |