Encontrados 34 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data



Formação de adultos activos: dinâmicas institucionais, trajectórias e projectos...

Veloso, Luísa

O texto aborda, sinteticamente, algumas das principais reflexões e conclusões desenvolvidas no âmbito de um estudo centrado na temática da formação de adultos activos. Em primeiro lugar, tecemos algumas considerações acerca da problemática da formação de adultos activos que enformam o nosso estudo. São analisadas, num segundo momento, as estratégias formativas de entidades formadoras, enquanto espaços de formaç...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

The portuguese schools’ evaluation programme : a sociological approach to the p...

Veloso, Luísa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela

This article analyses the current Portuguese Schools’ Evaluation Programme, implemented since 2006 in all state schools, as a social construction. The article focuses on a particular topic of the external evaluation the participation of social actors in school life, as well as on school principals’ perceptions of the process. Our research is based on a content analysis of schools’ evaluation reports conducted i...




Avaliação externa e sucesso escolar

Veloso, Luisa; Abrantes, Pedro; Craveiro, Daniela; Quintas, Helena; Gonçalves, José Alberto; Vitorino, Teresa; Caixeirinho, Telma

Investigação que integrou o ISCTE, a Universidade do Algarve e a Associação de Desenvolvimento Local "Barafunda" ; O presente texto resulta de uma investigação que teve como objeto de estudo principal os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal, abordando a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os processos de avaliação e o sucesso escolar. O e...


Regulação de procedimentos na escola pública: entre o centralismo formal e a ap...

Veloso, Luísa; Rufino, Isabel; Craveiro, Daniela

A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Te...

Data: 2012   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Questões deontológicas e de metodologia de investigação em sociologia: o caso d...

Veloso, Luísa; Freire, João; Oliveira, Luísa; Lopes, Noémia

O artigo tem como objetivo refletir sobre um conjunto de questões deontológicas e teórico-metodológicas que se colocam aos sociólogos no caso particular das investigações que realizam sobre as profissões e o associativismo profissional. O ponto de partida desta reflexão foi um estudo realizado no ano de 2008 na área das profissões da saúde e enquadra-se numa reflexão mais ampla sobre o exercício profission...

Data: 2012   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas


34 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento









Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia