O texto aborda, sinteticamente, algumas das principais reflexões e conclusões desenvolvidas no âmbito de um estudo centrado na temática da formação de adultos activos. Em primeiro lugar, tecemos algumas considerações acerca da problemática da formação de adultos activos que enformam o nosso estudo. São analisadas, num segundo momento, as estratégias formativas de entidades formadoras, enquanto espaços de formaç...
This article analyses the current Portuguese Schools’ Evaluation Programme, implemented since 2006 in all state schools, as a social construction. The article focuses on a particular topic of the external evaluation the participation of social actors in school life, as well as on school principals’ perceptions of the process. Our research is based on a content analysis of schools’ evaluation reports conducted i...
Investigação que integrou o ISCTE, a Universidade do Algarve e a Associação de Desenvolvimento Local "Barafunda" ; O presente texto resulta de uma investigação que teve como objeto de estudo principal os contextos institucionais das escolas do ensino básico e secundário em Portugal, abordando a relação entre as políticas educativas, os modelos de organização, os processos de avaliação e o sucesso escolar. O e...
A presente análise propõe uma reflexão sobre a forma como os processos de coordenação do trabalho nas organizações escolares, ao nível da conceção e planeamento educativo, são enunciados nos relatórios de avaliação externa das escolas e pelas respetivas direções. Tem como base informação contemplada nos relatórios da avaliação externa das escolas de três regiões distintas em Portugal — Lisboa e Vale do Te...
O artigo tem como objetivo refletir sobre um conjunto de questões deontológicas e teórico-metodológicas que se colocam aos sociólogos no caso particular das investigações que realizam sobre as profissões e o associativismo profissional. O ponto de partida desta reflexão foi um estudo realizado no ano de 2008 na área das profissões da saúde e enquadra-se numa reflexão mais ampla sobre o exercício profission...
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