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Mimesis e rememoração da natureza no sujeito em Theodor W. Adorno: para pensar ...

Bassani,Jaison José; Vaz,Alexandre Fernandez

A partir das contribuições da Teoria Crítica da Sociedade, de Theodor W. Adorno, o presente trabalho dedica-se a uma reflexão epistemológica e pedagógica sobre o tema do corpo e suas expressões, em especial no que se refere a dois de seus motivos originais: a questão da mimesis e a da rememoração da natureza no sujeito. Como resultado, destaca-se a posição dialética que o corpo ocupa no processo de esquecimento...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Richard Rorty e a "agenda pós": críticas, interpretações, redescrições

Almeida,Felipe Quintão de; Vaz,Alexandre Fernandez

O artigo trata da recepção da obra de Richard Rorty no campo da educação, com ênfase na descrição realizada pela pedagogia marxista brasileira. Apresenta, neste contexto, os usos que a pedagogia marxista tem operado do filósofo húngaro Georg Lukács e do seu colega de ofício Roy Bhaskar (indiano há muitos anos radicado na Inglaterra), como possibilidades para se contrapor à presença de Rorty na produção do conhe...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Sobre o domínio da natureza na filosofia da história de Theodor W. Adorno: uma ...

Bassani,Jaison José; Vaz,Alexandre Fernandez

Tomando como referência fundamental o ensaio "A ideia de história natural" e o desdobramento de algumas de suas questões em Dialética do esclarecimento, mas também em outros textos que compõem o mesmo projeto crítico, o presente texto ocupa-se do tema da relação entre História e Natureza em Theodor W. Adorno. Para tanto, procura mostrar como o autor, em seu diálogo tenso com a tradição dialética, critica ambos ...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Técnica, esporte, rendimento

Vaz, Alexandre Fernandez

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Regulamento da "profissão" desejos e mal-estares

Vaz, Alexandre Fernandez

O objetivo do presente texto é apresentar um conjunto de reflexões, de caráter exploratório, sobre a "Regulamentação da Profissão de Educação Física". Procuro levantar algumas dificuldades, implicações e decorrências, desejos, motivações e mal-estares que se relacionam à tese e à aplicação da regulamentação da profissão. Nesse contexto discuto a relação dos "especialistas" com as práticas corporais. Minhas cons...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Os periódicos e suas políticas

Vaz,Alexandre Fernandez; Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância

Richter,Ana Cristina; Vaz,Alexandre Fernandes

Partindo de uma pesquisa de abordagem etnográfica realizada em um ambien te educacional de atendimento à pequena infância, o presente trabalho trata de dispositivos pedagógicos que transpassam o corpo nos momentos de higiene e nos demais tempos que compõem a rotina das instituições de educação infantil. Os resultados revelam discursos e ações que se dirigem à cultura de uma infância asséptica já presente nas co...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

RBCE: pluralidade, abrangência

Vaz,Alexandre Fernandez; Oliveira,Marcus Aurélio Taborda de

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

BIRDS AND SUSTAINABLE MANAGEMENT IN MEDITERRANEAN RIPARIAN AREAS: Bird studies ...

Dias, Paula; Rabaça, João E.; Godinho, Carlos; Mendes, Ana; Roché, Jean; Frochot, Bernard; Faivre, Bruno; Dincuff, Eric; Perret, Philipe

RIPIDURABLE is an INTERREG IIIC European Program involving 10 partners from Portugal, Spain, France and Greece. Scientists, technicians and local/regional authorities worked together to integrate knowledge, knowhow and practice, towards a rational conservation management of riparian zones. Birds can be used to characterize ecosystems, to monitor environmental changes or to assess results of restoration measures...


Sobre a formação de professores para a disciplina Educação Física em Santa Cata...

Bombassaro,Ticiane; Vaz,Alexandre Fernandez

As décadas de 1930 e 1940 configuram no Brasil uma tentativa de modernização e construção de uma identidade nacional. A prática dos exercícios físicos nas escolas foi concebida como política de construção de cidadãos saudáveis e produtivos que correspondessem ao projeto que se inaugura com o estímulo à industrialização no país. Esperava-se que ocorresse uma mudança "civilizadora" no comportamento, gerida pela e...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

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