Dois prefácios de Adolphe Appia (1862-1928)do seu livro "A Obra de Arte Viva", com data, respectivamente, de 1923 -- na versão publicada em inglês -- e de 1921, a primeira publicação da obra, em francês. Nestes dois textos, Appia apresenta a sua teorização de «arte dramática» e os conceitos de «obra de arte» e «obra de arte viva».
Reflexão sobre a Cornucópia no ano em que comemorou 40 anos de idade. ; A Cornucópia é, efectivamente, desde a sua criação, em 1973, uma Companhia que se identifica pela defesa de um "teatro de texto" e de um tipo de encenação "filológica". Com efeito, e ainda que a Companhia tenha vindo a modificar-se, tematicamente falando, ao longo dos anos mais recentes, e tenha procedido a algumas alteração de reportório ...
Cartas, conferências críticas, artigos de Antoine sobre Diderot, Zola, Strindberg, Stanislavski, sobre a interpretação, a critica, a encenação e o ensino no conservatoire
Este ensaio foi escrito no âmbito do trabalho com os actores para o espectáculo Criadas para Todo o Serviço pelo Teatro dos Aloés (2007). ; La Locandiera é uma comédia que analisa comportamentos de personagens de diferentes meios sociais: um Marquês arruinado e sovina (a nobreza velha), um Conde de fresca data que julga tudo poder comprar (a nobreza nova), um Criado interesseiro, uma Estalajadeira coquette (a ...
Partindo da tese das «Seis Tentações do Teatro» do século XX, proposta por Jean Jacques Roubine, na sua obra pedagógica de 1990, Introdução às Grandes Teorias do Teatro, proponho fazer uma breve leitura do teatro no século XX baseada, provisoriamente, na evolução das formas dramáticas. Observando, depois, os aspectos que me parecem mais relevantes para a compreensão das idiossincrasias da cena performativa con...
Este ensaio teve como origem uma comunicação realizada no VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL, Discursos e Práticas Alquímicas, Palácio Nacional de Mafra, Escola Prática de Infantaria, 20-22 de Junho de 2008, Mafra. ; Neste ensaio, apresentarei três casos de actualização do mito do andrógino: a personagem D. Juan, o dandy e o dandy-andrógino das otokoyaku japonesas, que ilustram graus diversos de construção do masculi...
Este artigo foi criado na sequência de uma sessão realizada na Casa das Dominicanas, em Fátima, do IX Colóquio Internacional «DISCURSOS E PRÁTICAS ALQUÍMICAS», “O Céu e a Terra”, Benedita - 29-30 de Maio de 2010. Foi publicado na revista do ISTA (Instituto São Tomás de Aquino), nº 21, Ano XIII. Lisboa. pp. 195-208. O evento teve lugar no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, e foram promotores o Instituto de S. T...
Seleção e tradução de alguns textos teóricos de 1896 de Alfred Jarry.
A situação teatral portuguesa herdada de seiscentos (século XVII), se bem que marcada por alguma pujança em termos de oferta de espectáculos (muitos dos quais importados do estrangeiro, sobretudo de Espanha e de Itália), não apresenta, todavia, quaisquer vestígios de estruturas de produção fixa que permitissem o florescimento de uma expressão teatral própria ou que facultassem o desenvolvimento, entre nós, de c...
Estudo apresentado ao VII Colóquio Internacional «DISCURSOS E PRÁTICAS ALQUÍMICAS», 2007, em Lamego. ; O conceito de “transformação”, no teatro contemporâneo, assume, proteicamente, variadas significações e práticas. Sem recurso a qualquer hierarquia ou tipologia, apresentam-se algumas das vias teatrais fundadas num entendimento específico do conceito de transformação que veicula a convicção comum do teatro co...
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