Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

O homem é a medida de todas as coisas

Vasques, Eugénia; Appia, Adolphe

Dois prefácios de Adolphe Appia (1862-1928)do seu livro "A Obra de Arte Viva", com data, respectivamente, de 1923 -- na versão publicada em inglês -- e de 1921, a primeira publicação da obra, em francês. Nestes dois textos, Appia apresenta a sua teorização de «arte dramática» e os conceitos de «obra de arte» e «obra de arte viva».


Sobre a Cornucópia: Esboço de Retrato de 40 Anos de Idade

Vasques, Eugénia

Reflexão sobre a Cornucópia no ano em que comemorou 40 anos de idade. ; A Cornucópia é, efectivamente, desde a sua criação, em 1973, uma Companhia que se identifica pela defesa de um "teatro de texto" e de um tipo de encenação "filológica". Com efeito, e ainda que a Companhia tenha vindo a modificar-se, tematicamente falando, ao longo dos anos mais recentes, e tenha procedido a algumas alteração de reportório ...


Antologia de textos sobre Naturalismo

Antoine, André; Vasques, Eugénia (trad.)

Cartas, conferências críticas, artigos de Antoine sobre Diderot, Zola, Strindberg, Stanislavski, sobre a interpretação, a critica, a encenação e o ensino no conservatoire


Uma Peça de Goldoni nos Palcos Portugueses: de La Locandiera à Locandeira, de A...

Vasques, Eugénia

Este ensaio foi escrito no âmbito do trabalho com os actores para o espectáculo Criadas para Todo o Serviço pelo Teatro dos Aloés (2007). ; La Locandiera é uma comédia que analisa comportamentos de personagens de diferentes meios sociais: um Marquês arruinado e sovina (a nobreza velha), um Conde de fresca data que julga tudo poder comprar (a nobreza nova), um Criado interesseiro, uma Estalajadeira coquette (a ...


A crise realista: a desmaterialização do teatro e a responsabilização do espect...

Vasques, Eugénia

Partindo da tese das «Seis Tentações do Teatro» do século XX, proposta por Jean Jacques Roubine, na sua obra pedagógica de 1990, Introdução às Grandes Teorias do Teatro, proponho fazer uma breve leitura do teatro no século XX baseada, provisoriamente, na evolução das formas dramáticas. Observando, depois, os aspectos que me parecem mais relevantes para a compreensão das idiossincrasias da cena performativa con...


Do Mito ao Arquétipo, do Arquétipo ao Estereótipo: A Sobrevivência do Andrógino...

Vasques, Eugénia

Este ensaio teve como origem uma comunicação realizada no VIII COLÓQUIO INTERNACIONAL, Discursos e Práticas Alquímicas, Palácio Nacional de Mafra, Escola Prática de Infantaria, 20-22 de Junho de 2008, Mafra. ; Neste ensaio, apresentarei três casos de actualização do mito do andrógino: a personagem D. Juan, o dandy e o dandy-andrógino das otokoyaku japonesas, que ilustram graus diversos de construção do masculi...


Mulheres, Teatro e Religião: O Tema da Virgindade

Vasques, Eugénia

Este artigo foi criado na sequência de uma sessão realizada na Casa das Dominicanas, em Fátima, do IX Colóquio Internacional «DISCURSOS E PRÁTICAS ALQUÍMICAS», “O Céu e a Terra”, Benedita - 29-30 de Maio de 2010. Foi publicado na revista do ISTA (Instituto São Tomás de Aquino), nº 21, Ano XIII. Lisboa. pp. 195-208. O evento teve lugar no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, e foram promotores o Instituto de S. T...


Alguns textos teóricos de 1896

Jarry, Alfred; Vasques, Eugénia (seleção e trad.)

Seleção e tradução de alguns textos teóricos de 1896 de Alfred Jarry.


Espaços teatrais da Lisboa do barroco aos séculos XVIII e XIX

Vasques, Eugénia

A situação teatral portuguesa herdada de seiscentos (século XVII), se bem que marcada por alguma pujança em termos de oferta de espectáculos (muitos dos quais importados do estrangeiro, sobretudo de Espanha e de Itália), não apresenta, todavia, quaisquer vestígios de estruturas de produção fixa que permitissem o florescimento de uma expressão teatral própria ou que facultassem o desenvolvimento, entre nós, de c...


O Conceito de Transformação: Caminhos da ”Personagem Feminina”

Vasques, Eugénia

Estudo apresentado ao VII Colóquio Internacional «DISCURSOS E PRÁTICAS ALQUÍMICAS», 2007, em Lamego. ; O conceito de “transformação”, no teatro contemporâneo, assume, proteicamente, variadas significações e práticas. Sem recurso a qualquer hierarquia ou tipologia, apresentam-se algumas das vias teatrais fundadas num entendimento específico do conceito de transformação que veicula a convicção comum do teatro co...


27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia