A autora aborda o historial, génese e objectivos da Classificação Internacional de Funcionalidade para crianças e jovens, implementada pela Organização Mundial de Saúde em 2007. Sublinha o papel de complementaridadade da CIF relativamente a outras classificações como a Classificação Internacio nal de Doenças (CID), em que a primeira visa caracterizar as capacidades e dificuldades de crianças e jovens com defici...
A autora aborda a problemática da biotecnologia em Medicina, designadamente dos testes genéticos em Pediatria e das suas implicações individuais e sociais. Nesse sentido, fundamenta a necessidade ética e científica de reflectir o seu indiscutível interesse, numa perspectiva biológica, sem descurar os riscos inerentes.A Ciência deve servir o homem como um fim e à luz da discussão sobre as bases filosóficas subja...
Efectua-se uma revisão sobre a história do conceito de autonomia em pediatria, reflectindo sobre o desejável protagonismo de crianças e adolescentes em cuidados de saúde, sublinhando e defendendo a capacidade de exercerem a sua volição veiculada pelas escolhas e preferências referentes à própria saúde.Com base nos conceitos filosófico e biopsicossocial, apoiando-se na literatura ética médica e legislações anglo...
Os traumatismos da orofaringe com objectos ponteagudos são situações frequentes na infãncia. Quando destes traumatismos resultam feridas perfurantes, podem surgir complicações graves na ausência de tratamento intensivo e precoce.Os autores descrevem um caso clínico de uma criança de 13 meses, previamente saudável, que sofreu um traumatismo a nível da orofaringe com um lápis, do qual resultou uma ferida perfuran...
Em Pediatria é usual abordar o desenvolvimento psicomotor e cognitivo da criança como um índice de saúde e bem estar. O mesmo não se passa com o desenvolvimento da moral que é relativamente desconhecido.A autora identifica e descreve as principais teorias referentes ao desenvolvimento moral, nomeadamente os aspectos cronológicos e sequenciais do processo de aquisição da moralidade, sublinhando a importância da ...
Os AA avaliaram dois grupos de crianças oriundas de diferentes estratos socio-familiares, procurando variantes do normal, que confirmem a importância do jardim de infância como factor atenuante de ambiente familiar menos estimulante.Material e métodos: Foram seleccionados aleatoriamente pelo Serviço Social do Hospital, dois jardins de infância, em Lisboa.A avaliação incidiu num grupo de crianças dos dois aos qu...
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