Encontrados 240 documentos, a visualizar página 1 de 24

Ordenado por Data

A escrita na escola: uma visão integradora

Carvalho, José António Brandão; Universidade do Minho

Neste texto, perspetiva-se uma pedagogia da escrita que pressupõe a articulação de quatro planos: o plano do sujeito (aluno); o plano da relação da escrita com os outros domínios ou conteúdos da disciplina de Português; o plano da implicação da escrita no quadro das outras disciplinas escolares; o plano da participação, pela escrita, no quadro mais alargado da escola enquanto comunidade e na(s) comunidade(s) em...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Fractional Exhaled Nitric Oxide in Monitoring and Therapeutic Management of Ast...

Melo, Bruno; Escola de Ciências da Saúde. Universidade do Minho. Braga. Portugal.

Introduction: Asthma is a chronic respiratory disease characterized by hyper-responsiveness and bronchial inflammation. The bronchial inflammation in these patients can be monitored by measuring the fractional exhaled nitric oxide. This study aims to determine fractional exhaled nitric oxide association with peak expiratory flow and with asthma control inferred by the Global Initiative for Asthma.Material and M...

Data: 2014   |   Origem: Acta Médica Portuguesa

Total Laparoscopic Hysterectomy: Retrospective Analysis of 262 Cases

Introduction: Hysterectomy is one of the most common gynecological procedures and may be performed either by vaginal approach, laparotomy or laparoscopy. Although total laparoscopic hysterectomy has multiple advantages, conflicting major complication rates have been previously reported.Objectives: To describe our experience performing TLH and to evaluate complication rates.Material and Methods: A retrospective ...

Data: 2014   |   Origem: Acta Médica Portuguesa

Essay on the Role of Teachers’ Questioning in Inquiry-Based Mathematics Teaching

Menezes, Luís; Instituto Politécnico de Viseu; Guerreiro, António; Universidade do Algarve; Martinho, Maria Helena; Universidade do Minho

This paper is an essay on the role of the mathematics teacher’s questioning in inquiry-based teaching. Questions are important communication tools that are used by the teacher for various purposes and underpin different visions of what it means to teach mathematics. Inquiry-based mathematics teaching has achieved relevance as a powerful alternative to direct teaching, which is inefficient in complying with...

Data: 2014   |   Origem: Sisyphus - Journal of Education

Apresentação.

Soares, Ana Jacinta; Universidade do Minho

Nesta introdução, descreve-se muito sucintamente a organização do volume nas várias secções e apresentam-se os Editores Convidados nesta publicação, que tiveram um papel fundamental na compilação deste volume.


Turing e a normalização

Espírito Santo, José Carlos; Universidade do Minho

Algumas contribuições de Turing em Lógica dizem respeito àTeoria de Tipos e foram desenvolvidas durante a Segunda Guerra Mundial.Um dos resultados desse trabalho é uma demonstração do teorema da norma-lização para tipos simples, que permaneceu ignorada durante 40 anos. Oresultado de Turing é, portanto, um dos episódios da complicada história da(re)descoberta da normalização.


“Vivo numa ilha, ou uma ilha vive em mim”: A novela Os Piratas, de Manuel Antón...

Silva, Sara Reis da; Universidade do Minho

This article analyses the novella Os Piratas by Manuel António Pina and highlights its well elaborated aesthetics dimension. ; Este artigo analisa a novela Os Piratas, de Manuel António Pina, salientando a sua bem elaborada dimensão estética.

Data: 2014   |   Origem: Forma Breve

Uma abordagem à Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem

A avaliação de ambientes de aprendizagem é um tema complexo e multifatorial. No presente trabalho apresenta-se a proposta de avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizado para o ensino da farmacoterapia baseado em casos clínicos. Utilizou-se a versão portuguesa reduzida do WEBLEI assim como a Evaluative Assertion Analysis para a recolha de dados. Os ...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Implementação de tecnologias de apoio ao ensino (LMS): dois estudos de caso em ...

Rito, Pedro Neves; Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação

É sobejamente conhecido o potencial das aplicações de tecnologias de informação para a melhoria do funcionamento das organizações ou ainda para a obtenção de vantagens competitivas. É incontornável que as Escolas de Ensino Superior devam integrar os professores no processo de mudança organizacional aquando da decisão de i...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Ética e teorias da comunicação: poder, interações e cultura participativa

Martino, Luis Mauro Sá; Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho; Marques, Ângela Cristina Salgueiro

Este texto aborda aspectos das concepções de ética presentes nas principais Teorias da Comunicação, identificando, em algumas de suas proposições epistemológicas, elementos de um ethos. Sublinha-se como essas teorias, além de abordarem processos comunicativos mediados, propõem procedimentos e ações práticas. Em perspectiva histórico-crítica, mapeia-se como noções de poder, capacidades comunicativas e delineamen...

Data: 2014   |   Origem: Comunicação e Sociedade

240 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia