Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Proposta de uma tipologia de cenários usados na Aprendizagem Baseada na Resoluç...

Carvalho, Carla Joana; Dourado, Luís Gonzaga Pereira

Publicado em "Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga : Universidade do Minho, 2013. ISBN : 978-989-8525-22-2" ; Um dos desafios que a sociedade atual coloca aos jovens cidadãos é que estes sejam capazes de interpretar situações ambíguas, novas e/ou conflituosas, apresentando soluções viáveis e criativas. Para tal, é fundamental que os alunos desenvolvam na Escola as suas ...


Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas em contextos online

Dourado, Luís Gonzaga Pereira; Carvalho, Carla Joana; Leibovitz, Luísa Jesus

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) implica uma organização do trabalho que apela ao trabalho colaborativo dos alunos durante o qual estes procuram encontrar respostas para os problemas que têm de resolver. Partilham e discutem ideias e desenvolvem assim, capacidades de argumentação e de contra-argumentação. Estas atividades decorrem tanto no âmbito de pequenos grupos como no âmbito do grupo...


O desenvolvimento de competências de trabalho de equipa numa abordagem ABRP : u...

Carvalho, Carla Joana; Dourado, Luís Gonzaga Pereira

O estado actual da educação em ciências preconiza o recurso a metodologias que promovam aprendizagens nos alunos que, no futuro os tornem mais proactivos e co-participativos numa sociedade de massivas mudanças científico-tecnológicas. A ABRP surge como uma dessas opções metodológicas, pois os alunos são impulsionados a resolver em grupo situações problemáticas sócio-científicas do quotidiano através da aplicaçã...


Animação educativa com idosos : um projecto de Educação para a Saúde na Santa C...

Correia, Ana Catarina; Carvalho, Carla Joana; Oliveira, Clara Costa


O ensino e a aprendizagem das ciências naturais através da aprendizagem baseada...

Carvalho, Carla Joana

Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências) ; Ainda que lhe seja atribuído elevado valor educativo, pelo facto de promover uma aprendizagem centrada no aluno e o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) não é uma metodologia usual no ensino e na aprendizagem das Ciências Na...


Use of short podcasts to reinforce learning outcomes in biology

Aguiar, Cristina; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Carvalho, Carla Joana

Podcast, a powerful Web 2.0 tool increasingly used in higher education, refers to an audio or a video file which can be automatically downloaded to one’s computer as it becomes available, then later transferred to a portable player for listening. The technology thereby enables the user to listen to and/ or to watch the content anywhere and anytime. This paper describes an exploratory study conducted at Universi...


Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Cabecinhas, Rosa; Carvalho, Carla Joana

Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pre...


Atitudes e percepções discentes face à implementação de podcasts na Licenciatur...

Aguiar, Cristina; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Carvalho, Carla Joana

O presente trabalho insere-se num projecto em curso na Universidade do Minho, que visa contribuir para a integração de podcasts no ensino universitário e conhecer as reacções dos alunos à sua implementação. Aqui se descreve o estudo conduzido no ano lectivo de 2007/ 2008, em duas unidades curriculares da Licenciatura em Biologia Aplicada, onde se pretendeu criar e utilizar podcasts em contexto pedagógico e simu...


Influence of podcasts characteristics on higher students’ acceptance

Carvalho, Ana Amélia Amorim; Aguiar, Cristina; Carvalho, Carla Joana; Cabecinhas, Rosa

Podcasts are a new way to deliver audio information. They have been used in several universities. The study reported in this paper describes four types of podcasts of different length used in four courses. It focuses on students’ acceptance of podcasts types and length in their courses. Results show their preference for short podcasts, and their interest in having podcasts in other courses. The teachers also re...


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor









Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia