Encontrados 30 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Mediação em contexto comunitário. Etnografia crítica de um caso

Freire, Isabel; Caetano, Ana Paula

Existe uma versão em castelhano ; Neste artigo apresentam-se várias facetas da mediação implementada no projeto “Fronteiras Urbanas: a dinâmica dos encontros culturais na educação comunitária”1, desenvolvido numa vila próxima de Lisboa. O projeto tem subjacente os conceitos de educação comunitária e intercultural, que se promove no encontro entre a comunidade académica e duas comunidades locais. Apoiado numa m...


Emergencies after endoscopic procedures

Gonçalves, Carla Rolanda Rocha; Caetano, Ana Célia; Ribeiro, Mário Dinis

Endoscopy adverse events (AEs), or complications, are a rising concern on the quality of endoscopic care, given the technical advances and the crescent complexity of therapeutic procedures, over the entire gastrointestinal and bilio-prancreatic tract. In a small percentage, not established, there can be real emergency conditions, as perforation, severe bleeding, embolization or infection. Distinct variables int...


Rare complication : what kind of colitis?

Caetano, Ana Célia; Gonçalves, Carla Rolanda Rocha; Gonçalves, Bruno


Oncological outcomes after endoscopic removal of malignant colorectal polyps

Gonçalves, Bruno; Fontainhas, Vasco; Caetano, Ana Célia; Ferreira, Aníbal; Gonçalves, Raquel; Bastos, Pedro; Rolanda, Carla

Objective: malignant colorectal polyp, defined by submucosally invasive adenocarcinoma, is the earliest form of clinically relevant colorectal cancer (CRC). After endoscopic resection additional surgery may be necessary, although decision criteria remain debatable. The objective of this study was to assess oncologic outcomes in terms of locoregional disease and to identify areas of improvement that may facilita...


A rare cause of abdominal pain

Caetano, Ana Célia; Gonçalves, Bruno; Ferreira, Aníbal


Hiperactividade... quando todos aprendem juntos

Caetano, Ana Angelina Cerdeira

A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais, na especificidade «Distúrbio Hiperactividade com Défice de Atenção» em turmas do Ensino regular, requer alguma prudência, pois as opiniões são muitas e por vezes controversas. A inclusão, é um modelo educacional, que contém vantagens e desvantagens na sua aplicação. No entanto, um modelo educacional que contemple a inclusão deve ser dirigido a todos os...


Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um pr...

Freire, Isabel; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Simão, Ana Margarida Veiga; Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as u...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

As relações de vizinhança nas redes de suporte social num bairro social: Um est...

Caetano, Ana Paula; Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), DINÂMIA’CET-IUL, Lisboa, Portugal

O presente estudo descreve as redes de relações de vizinhança e o suporte social percebido pelos residentes do Bairro de Santiago em Aveiro. A amostra é constituída por 80 residentes do bairro, 50 mulheres e 30 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 83 anos. Para a avaliação das variáveis em estudo foi utilizado um inquérito por questionário para a caracterização da situação sociodemográfica e socio...


Reflexões sobre a formação ética inicial de professores

Estrela, Maria Teresa; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa; Caetano, Ana Paula; Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

Pretende-se, neste texto, fazer uma reflexão sobre a formação ética de professores a partir da apresentação de alguns resultados de um projeto de investigação intitulado “Pensamento e formação ético-deontológicos de professores”. Sublinham-se aspetos relativos às conceções éticas dos professores e aos seus dilemas éticos, apresentando e discutindo alguns dados recolhidos através de entrevistas e questionários. ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Eosinophilic esophagitis-endoscopic distinguishing findings

Caetano, Ana Célia; Gonçalves, Raquel; Rolanda, Carla

Eosinophilic esophagitis (EE) is the most frequent condition found in a group of gastrointestinal disorders called eosinophilic gastrointestinal diseases. The hypothetical pathophysiological mechanism is related to a hypersensitivity reaction. Gastroesophageal reflux disease- like complaints not ameliorated by acid blockade or occasional symptoms of dysphagia or food impaction are likely presentations of EE. Du...


30 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia