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RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE ADQUIRIDOS EXPERIENCIAIS NO ALENTEJ...

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

Na presente comunicação, apresentam-se alguns dos resultados do estudo dos impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade.


Educações no Alentejo

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

apresenta-nos um conjunto de pensamentos e práticas educacionais que acontece no Alentejo con- NO ALENTEJO EDUCAÇÕES temporâneo. Educações nas escolas, nas instituições da sociedade civil, nos contextos conviviais e no quotidiano da vida. Educações nos espaços e nos tempos em que existimos. Espaços e tempos que nos educam e nos fazem ser aquilo que somos.


Atlas da Educação em Alandroal: As Aprendizagens no Exterior da Escola.

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Tobias, Antónia; Ferreira, Fátima

Atlas da Educação em Alandroal pretende ser uma carta do universo de aprendizagens existente no território deste concelho do Alentejo. Uma carta resultante de uma cartografia inclusiva, dialogante e mutual de todas as manifestações educativas, independentemente dos contextos em que ocorram, das instituições que as promovam ou dos públicos que as frequentem. Uma carta não hegemónica ou circuns- crita aos saber...


Educação e Formação de Adultos no Alentejo

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

Educação e Formação de Adultos no Alentejo: o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no período 2000-2005 pretende ser um contributo para a avaliação dos resultados do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) concretizado no Alentejo, entre 2000 e 2005, na perspectiva dos adultos que o protagonizaram. No período e território considerados...


VII Aprender no Alentejo

Nico, Bravo; Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Tobias, Antónia

Aprender no Alentejo serve três finalidades: (i) Investigar os muitos e diversificados exemplos de aprendizagem que vão acontecendo nos quotidianos das vidas pessoais, familiares, institucionais e comunitárias; (ii) Formar, através da aprendizagem que vai construindo com o contacto com a realidade educacional extraordinária do Alentejo; (iii) Servir a comunidade, tornando visível e compreensível alguns dos fra...


O PROJECTO “NOVAS NÚPCIAS DA QUALIFICAÇÃO NO ALENTEJO”: OS IMPACTOS DA QUALIFIC...

Nico, Lurdes; Ferreira, Fátima; Nico, Bravo; Tobias, Antónia

Em Portugal, surgiram, em 2000, os primeiros Centros de RVCC com o objectivo dereconhecer, validar e certificar as competências dos adultos, com idade igual ou superioa 18 anos, no sentido de melhorar os níveis de certificação escolar, promover acontinuação de processos subsequentes de educação e formação, numa perspectiva deAprendizagem ao Longo da Vida, e aumentar as suas oportunidades de empregabilidadee de ...


ALANDROAL: UM MUNICÍPIO DO ALENTEJO, UM OBJECTO DE INVESTIGAÇÃO, UM TERRITÓRIO...

Tobias, Antónia

O processo de qualificação é dinâmico, reflete as oportunidades de aprendizagem existentes no quotidianodas pessoas, ao longo do seuciclo vital e pressupõe o diálogo que se vai estabelecendo entre a trajetória individual e as múltiplas redes de aprendizagem disponíveis. Oconhecimento das possíveis modalidades de educação e formação possibilita um processo, mais adequado, de pensamento político e estratégico...


UMA DÉCADA DE APRENDIZAGEM (1997-2007): O CASO DE SANTIAGO MAIOR (ALANDROAL)

Nico, José Bravo; Nico, Lurdes Pratas; Tobias, Antónia Vieira; Galhardas, Elisabete; Valadas, Florbela

Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilo de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das que...


AS ESCOLAS FORA DA ESCOLA: O CASO DO ALANDROAL

Nico, José Bravo; Nico, Lurdes Pratas; Tobias, Antónia Vieira; Carvalho, Luísa Serrano

Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...


AS ESCOLAS FORA DA ESCOLA: O CASO DO ALANDROAL

Nico, José Bravo; Nico, Lurdes Pratas; Tobias, Antónia Vieira; Carvalho, Luísa Serrano

Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...


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