Na presente comunicação, apresentam-se alguns dos resultados do estudo dos impactos, pessoais, profissionais e sociais, do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no universo de indivíduos que, em toda a região Alentejo, no período 2000-2005, nele tendo participado, viram certificadas as suas competências e, em consequência, alterados os respectivos níveis de escolaridade.
apresenta-nos um conjunto de pensamentos e práticas educacionais que acontece no Alentejo con- NO ALENTEJO EDUCAÇÕES temporâneo. Educações nas escolas, nas instituições da sociedade civil, nos contextos conviviais e no quotidiano da vida. Educações nos espaços e nos tempos em que existimos. Espaços e tempos que nos educam e nos fazem ser aquilo que somos.
Atlas da Educação em Alandroal pretende ser uma carta do universo de aprendizagens existente no território deste concelho do Alentejo. Uma carta resultante de uma cartografia inclusiva, dialogante e mutual de todas as manifestações educativas, independentemente dos contextos em que ocorram, das instituições que as promovam ou dos públicos que as frequentem. Uma carta não hegemónica ou circuns- crita aos saber...
Educação e Formação de Adultos no Alentejo: o Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no período 2000-2005 pretende ser um contributo para a avaliação dos resultados do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) concretizado no Alentejo, entre 2000 e 2005, na perspectiva dos adultos que o protagonizaram. No período e território considerados...
Aprender no Alentejo serve três finalidades: (i) Investigar os muitos e diversificados exemplos de aprendizagem que vão acontecendo nos quotidianos das vidas pessoais, familiares, institucionais e comunitárias; (ii) Formar, através da aprendizagem que vai construindo com o contacto com a realidade educacional extraordinária do Alentejo; (iii) Servir a comunidade, tornando visível e compreensível alguns dos fra...
Em Portugal, surgiram, em 2000, os primeiros Centros de RVCC com o objectivo dereconhecer, validar e certificar as competências dos adultos, com idade igual ou superioa 18 anos, no sentido de melhorar os níveis de certificação escolar, promover acontinuação de processos subsequentes de educação e formação, numa perspectiva deAprendizagem ao Longo da Vida, e aumentar as suas oportunidades de empregabilidadee de ...
O processo de qualificação é dinâmico, reflete as oportunidades de aprendizagem existentes no quotidianodas pessoas, ao longo do seuciclo vital e pressupõe o diálogo que se vai estabelecendo entre a trajetória individual e as múltiplas redes de aprendizagem disponíveis. Oconhecimento das possíveis modalidades de educação e formação possibilita um processo, mais adequado, de pensamento político e estratégico...
Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilo de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das que...
Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...
Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |