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Determinação de sertralina, venlafaxina e seus metabolitos activos, em sangue e...

Fernandes, Sandra Cristina Simões

Os fármacos antidepressivos são hoje comercializados em grande número e variedade, o que culmina na frequente detecção destes em análises de triagem. A utilização de fármacos antidepressivos no tratamento de transtornos mentais apresenta consequências adversas para o indivíduo, tanto a nível físico como psicológico do paciente. Estas alterações culminam não raras vezes em comportamentos desviantes ou quadros cl...


Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção - estratégias educativas na d...

Fernandes, Sandra Maria Silvestre

Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor. ; Este trabalho de projeto pretende identificar estratégias que promovam um comportamento mais adaptativo e o sucesso escolar de um aluno com PHDA através da implementação de uma proposta pedagógica, inserida nas aula...


IEM@ProjectNetworking : bringing first year students closer to professional pra...

Alves, Anabela Carvalho; Carvalho, Jos?? Dinis; Mesquita, Diana; Fernandes, Sandra; Lima, Rui M.

First year Industrial Engineering and Management (IEM) students have difficulties in establishing a clear picture of their future job as industrial engineers. Moreover, these students usually show a lack of proactivity and entrepreneurship attitude, as well as other transversal competences. To promote these competences among students, a team of teachers created a challenge for them which consisted in identifyin...


A evolução do conceito biodiversidade em alunos do 8º ano de escolaridade : uma...

Fernandes, Sandra Marina da Serra

Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ; O presente projeto de intervenção pedagógica assumiu a forma de uma investigação e tem como tópico de estudo a Biodiversidade incluída na unidade "Ecossistemas”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 8º ano de escolaridade na Escola Cooperativa de Vale de S.Cosme – Didáxis. A metodologi...


Student’s views of assessment in project-led engineering education : findings f...

Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.

According to the demands of the Bologna process, new educational methods and strategies are needed in order to enhance student-centred learning. Project work is one of those approaches. This paper aims to evaluate the impact of project-led education (PLE) on students’ learning processes and outcomes, within the context of a first-year engineering programme. It explores students’ perceptions about assessment pro...


Aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares no ensino superior : implic...

Fernandes, Sandra; Flores, Maria Assunção; Lima, Rui M.

This paper aims to analyse staff perceptions in regard to project-led education (PLE) and to discuss its implications. The paper draws upon a case study carried out at the University of Minho. A combination of methods was used. Findings suggest greater coordination amongst staff as well as a number of challenges such as heavy workload and conflict between research and teaching, amongst other issues.


Protocolo Desportivo no Futebol- Análise comparativa dos jogos da liga Zon Sagr...

Fernandes, Sandra Raquel da Silva

2º Ciclo em Gestão Desportiva


Turismo e desenvolvimento sustentável em comunidades piscatórias

Fernandes, Sandra Maria Neiva

A presente dissertação visa analisar o envolvimento das comunidades piscatórias no desenvolvimento turístico, bem como as perceções e atitudes dos residentes face ao mesmo. A concretização deste objetivo implicou uma reflexão teórica, com base numa pesquisa bibliográfica, sobre desenvolvimento sustentável, turismo sustentável, destinos turísticos, destinos piscatórios, envolvimento das comunidades, place attach...


A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília de; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno; Menau, João

Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inere...


Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teac...

Flores, Maria Assunção; Carvalho, Ana Amélia Amorim; Vilaça, Teresa; Ferreira, Fernando Ilídio; Alves, Palmira; Viana, Isabel Carvalho; Barca, Isabel


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