Os fármacos antidepressivos são hoje comercializados em grande número e variedade, o que culmina na frequente detecção destes em análises de triagem. A utilização de fármacos antidepressivos no tratamento de transtornos mentais apresenta consequências adversas para o indivíduo, tanto a nível físico como psicológico do paciente. Estas alterações culminam não raras vezes em comportamentos desviantes ou quadros cl...
Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor. ; Este trabalho de projeto pretende identificar estratégias que promovam um comportamento mais adaptativo e o sucesso escolar de um aluno com PHDA através da implementação de uma proposta pedagógica, inserida nas aula...
First year Industrial Engineering and Management (IEM) students have difficulties in establishing a clear picture of their future job as industrial engineers. Moreover, these students usually show a lack of proactivity and entrepreneurship attitude, as well as other transversal competences. To promote these competences among students, a team of teachers created a challenge for them which consisted in identifyin...
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário ; O presente projeto de intervenção pedagógica assumiu a forma de uma investigação e tem como tópico de estudo a Biodiversidade incluída na unidade "Ecossistemas”. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 8º ano de escolaridade na Escola Cooperativa de Vale de S.Cosme – Didáxis. A metodologi...
According to the demands of the Bologna process, new educational methods and strategies are needed in order to enhance student-centred learning. Project work is one of those approaches. This paper aims to evaluate the impact of project-led education (PLE) on students’ learning processes and outcomes, within the context of a first-year engineering programme. It explores students’ perceptions about assessment pro...
This paper aims to analyse staff perceptions in regard to project-led education (PLE) and to discuss its implications. The paper draws upon a case study carried out at the University of Minho. A combination of methods was used. Findings suggest greater coordination amongst staff as well as a number of challenges such as heavy workload and conflict between research and teaching, amongst other issues.
2º Ciclo em Gestão Desportiva
A presente dissertação visa analisar o envolvimento das comunidades piscatórias no desenvolvimento turístico, bem como as perceções e atitudes dos residentes face ao mesmo. A concretização deste objetivo implicou uma reflexão teórica, com base numa pesquisa bibliográfica, sobre desenvolvimento sustentável, turismo sustentável, destinos turísticos, destinos piscatórios, envolvimento das comunidades, place attach...
Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inere...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |