A perceção do espaço é uma das perceções mais básicas e estruturadoras de múltiplos modelos mentais que posteriormente o ser humano utiliza para dar forma aos modelos e processos com os quais concetualiza e verbaliza as suas interações com o mundo. Profundamente relacionadas com as perceções sobre o espaço, estão as do tempo, fazendo, as duas, microssistemas frequentemente intercambiáveis e intermutáveis na ref...
Este artigo procurará descrever a forma como, a nível semântico e tomando o caso do verbo meter no Português Europeu, a variação linguística surge a partir da reorganização de uma estrutura concetual. Pretendemos mostrar como a estrutura semântica mais clássica do verbo que implicava a noção de [+interioridade] e Local Contentor se está a reorganizar fazendo desaparecer esta vertente que constituía um dos pilar...
JOGO É GUERRA (GAME IS WAR) é, segundo a fundacional obra de G. Lakoff & M. Johnson (1980) uma das metáforas concetuais mais produtivas para os nossos mecanismos cognitivos, produtividade essa que se reforça na medida em que se estende para outras zonas, como as da própria interação linguística humana (DISCUSSÃO É LUTA). E pela análise das capas de alguns jornais desportivos portugueses, verifi ca-se como, na v...
A publicidade é sem sombra de dúvida um dos fenómenos sociais mais globalizantes e simultaneamente estruturadores das sociedades contemporâneas. Sem publicidade não poderia funcionar uma sociedade de interconexões, urbana e baseada nos modelos económicos que suportam a nossa maneira de viver atual. Não é de estranhar, portanto, que a publicidade, enquanto processo destinado a informar e convencer, cavalgue as t...
O presente estudo tem por finalidade tentar demonstrar a não exequibilidade das tentativas de apresentação de critérios dualistas para a classificação tradicional concreto-abstracto na categoria gramatical nome. Depois de sintetizadas as visões tradicionais e respectivos critérios justificativos, apresentam-se os resultados de um inquérito (1403 inquiridos, 22448 respostas) que comprovam que a classificação con...
O texto jornalístico sobre o futebol em Portugal, constitui-se em espaço privilegiado para verificar a contínua tensão entre os dois paradigmas: por um lado, o desejo e a assumpção do “mito do objectivismo” que idealmente caracterizará a escrita jornalística e por outro lado o desejo do paradigma oposto, consubstanciado na mensagem emotiva e metafórica. Através da apresentação das capas de alguns jornais despor...
É um facto iniludível que o fascínio que as novas tecnologias exercem, sobretudo entre as novas gerações, tem implicações na forma como a comunicação através das palavras é feita, quer na vertente oral, quer na dimensão da escrita. Com o presente texto pretende-se mostrar como o uso das novas tecnologias acarreta, na língua portuguesa, alterações feitas, a um ritmo muito rápido, às formas da escrita padrão, rei...
As alcunhas são formas de referência por etiquetagem dos membros de uma comunidade normalmente pequena. A função prioritária da alcunha é apreender um pormenor que permita uma identificação rápida, uma característica que se revele como particularmente identificativa de um indivíduo, ou seja, um pormenor cognitivamente relevante. Dentro deste âmbito, as alcunhas evidenciam a importância da metáfora e sobretudo d...
A categorização humana baseia-se num esquema cognitivo muito semelhante ao esquema do processo metafórico. Como o falante admite que os seus mecanismos cognitivos são idênticos aos dos outros falantes e que o "entendimento colectivo" espelha a soma dos "entendimentos individuais", facilmente admite e aceita que socialmente se instituam modelos (cristalizados, entre outras expressões fixas, nos provérbios) que p...
A língua portuguesa conceptualiza a palavra escrita diferentemente de muitas outras línguas europeias (Inglês, Francês, Espanhol, Polaco, Catalão ...) e essa diferença de conceptualização resulta da possibilidade de escolha entre vários modelos mentais que as línguas detêm para representarem a relação anterioridade/ posterioridade na linearidade gráfica. A opção pelo modelo dinâmico da língua portuguesa, em que...
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