Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Projeto "Viva a vida": estratégias de atuação para a prevenção do suicídio

Tavares, Cláudia

Relatório do trabalho de Projeto para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria ; O presente trabalho, permite revelar como a elaboração de um projeto de intervenção em contexto real, foi promotor da aquisição de um conjunto integrado de competências dinâmicas, solidamente alicerçadas em conhecimentos e capacidades de compreensão de nível avançado na ár...

Data: 2014   |   Origem: Repositório Comum

Crise Hipertensiva — Forma de Apresentação de Pielonefrite Crónica. 2 Casos Clí...

Costa, Vitor; Tavares, Cláudia; Soares, Cecília; Ribeiro, Augusto; Carreiro, Emídio; Afonso, Caldas; Jardim, Helena

Os autores descrevem 2 casos clínicos de crianças com idades de 11 e 12 anos respectivamente, nas quais se diagnosticouhipertensão arterial, tendo como forma de apresentação uma crise hipertensiva. Em ambas o estudo etiológico revelou pielonefrite crónica.Os autores realçam a importância do diagnóstico e da metodologia de investigação de infecções urinárias na infância, bem como daavaliação sistemática da tensã...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

Estágio no Hotel Moliceiro : o sistema de gestão da qualidade

Tavares, Cláudia Martins

O presente trabalho propõe-se refletir sobre as atividades realizadas no Hotel Moliceiro, durante a concretização de um estágio no âmbito do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais, ilustrando as aprendizagens realizadas e a experiência adquirida através da execução de tarefas nas diferentes secções do hotel. Na parte final do relatório é incluída uma secção relativa ao Sistema de Gestão da Qualidade do Hot...


MANAGING DIVERSITY: BENEFITS OF COOPERATIVE LEARNING TO BUILD INCLUSIVE CLASSRO...

Tavares, Cláudia; Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, Tomar, Portugal

The action-research we have held at the primary education, in a school placed near the town of Tomar, in 2009-2010, under the master's degree in Special Education, was the starting point for writing this article. The research had as main objective to promote the successful learning of a heterogeneous group of students, where a child considered with longstanding special educational needs is included – diagnosis ...

Data: 2013   |   Origem: Revista Portuguesa de Educação

Monitorização da resistência à corrosão localizada do aço inoxidável no betão

Tavares, Cláudia Sofia dos Santos

Tese de mestrado em Química Tecnológica, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 ; A ocorrência de corrosão do aço das armaduras é a causa mais comum de deterioração das estruturas de betão armado, pelo que a substituição de aço não ligado por aço inoxidável surge como uma importante medida preventiva da corrosão no betão. Contudo, esta medida tem como principais desvantage...


O ambiente no mundo das letras para crianças.

Tavares, Cláudia Emanuela Vieira

Dissertação de Mestrado em Educação (especialidade em Educação Ambiental). ; Iniciou-se o presente estudo assumindo que as crianças são capazes de construir e reconstruir pensamentos e concepções que as ajudam a compreender o mundo. Deste modo, enquanto educadores, e considerando a Educação Ambiental como uma área prioritária, torna-se importante conhecer as concepções e experiências que as crianças possuem ac...


Práticas pedagógicas no ensino de enfermagem: um estudo na perspectiva da análi...

Pereira,Wilza Rocha; Tavares,Cláudia Mara Melo

O objetivo geral da pesquisa foi conhecer as práticas pedagógicas que já vêm sendo desenvolvidas no ensino de Enfermagem, para identificar e analisar aquelas que promoveram mudanças e inovações pedagógicas. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, comparativa e de campo. Os sujeitos do estudo foram docentes e discentes de enfermagem. Os dados foram obtidos por entrevistas individuais e os grupos focais foram an...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

O tema violência intrafamiliar na concepção dos formadores dos profissionais de...

Souza,Edinilsa Ramos de; Ribeiro,Adalgisa Peixoto; Penna,Lúcia Helena Garcia; Ferreira,Ana Lúcia; Santos,Neuci Cunha dos; Tavares,Claudia Mara de Melo

Este artigo tem o objetivo de identificar as concepções e sugestões dos docentes de graduação de medicina e enfermagem sobre a inserção do tema violência intrafamiliar na formação dos alunos. Realizou-se uma pesquisa exploratória aplicando-se questionário a coordenadores de disciplinas de universidades públicas e particulares desses cursos nas cidades do Rio de Janeiro e de Cuiabá. A maioria dos professores rec...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

A temática do álcool e outras drogas na produção científica de enfermagem

Rosa,Malena Storani Gonçalves; Tavares,Claudia Mara de Melo

Este trabalho analisa a inserção do enfermeiro na prática de atenção ao usuário de álcool e outras drogas através da revisão sistemática de artigos em periódicos científicos. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados virtuais BDENF, SCIELO, LILACS e BIREME no período de 2001 a 2006. Foram encontrados 29 artigos relacionados com a temática. Os dados foram agrupados nas seguintes cate...

Data: 2008   |   Origem: OASIS br

Atuação do enfermeiro na atenção ao usuário de álcool e outras drogas nos servi...

Gonçalves,Sonia Silva Paiva Mota; Tavares,Claudia Mara de Melo

Realizou-se uma pesquisa exploratória de campo com objetivo de analisar as ações de saúde desenvolvidas pelo enfermeiro junto a usuários de álcool e outras drogas, evidenciando os limites e possibilidades desta atuação nos serviços de atenção extra-hospitalares. Os dados obtidos por meio de entrevista com 30 enfermeiros apontam lacunas neste tipo de atenção e necessidade de adesão dos enfermeiros à Política Nac...

Data: 2007   |   Origem: OASIS br

16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento




Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia