A Investigação em Educação ao longo dos últimos 30 anos tem vindo a fortalecer-se, salientando-se a sua multiplicidade de paradigmas e naturezas. As razões para este facto residem numa miríade de fatores, sendo de destacar as que se prendem com as linhas de investigação de vários grupos e centros de investigação bem como as múltiplas preocupações e interesses dos investigadores desta área do conhecimento. A for...
Communication Technologies are used in Higher Education Institutions worldwide, producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as e-learning, b-learning, m-learning and cloud learning. Research embraces different perspectives, emphasizing that Internet and Communication Technologies use is not potentiating innovation or disruptiveness of more tradition...
Communication Technologies being used in Higher Education Institutions worldwide are producing changes in the design of teaching and learning practices, giving rise to learning paradigms such as elearning, b-learning and m-learning. Research embraces different perspectives on how the use of Internet and Communication Technologies potentiate innovation and disruptiveness of more traditional forms of education, a...
Questionar é a arte fundamental para fazer ciências. O investigador necessita de desenvolver o pensamento crítico através do questionamento nas várias fases que a investigação proporciona. Neste artigo iremos dar ênfase ao ato de formular perguntas na fase da codificação e análise de dados qualitativos. Argumentamos também que este questionamento é muito mais eficiente e profundo quando apoiado pelas ferramenta...
A investigação em educação em ciência tem vindo a sustentar a necessidade de se considerarem novas ênfases no ensino e aprendizagem, em particular no ensino universitário. Diversos investigadores consideram que existem capacidades e competências chave que devem ser desenvolvidas nos estudantes, para além dos conteúdos académicos. Entre estas, salientam-se as seguintes: a competência de questionamento e de comun...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |