Este texto tem por objetivo apontar aprendizagens docentes, reveladas nas escritas narrativas dos futuros professores de Matemática, ao participarem do Programa Institucional de Iniciação à docência (PIBID), desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-Brasil), em parceria com escolas públicas localizadas no interior do estado de São Paulo, desde março de 2009. A natureza do estudo é qualitativa e...
Com este estudo pretendíamos identificar comportamentos agressivos na escola, caraterizá-los quanto à forma em função de diferentes olhares, os da vítima, do agressor e do observador; entender a sua relação com a autoestima e a qualidade do suporte social e conhecer os sentimentos dos jovens quando praticam, observam ou são vítima dos mesmos. Utilizámos um questionário para caracterização sociodemográfica e esc...
A gravidez e maternidade na adolescência foi e continua a ser um problema social e as intervenções existentes parecem ainda não produzir, de forma significativa, frutos na diminuição dos casos. O porquê dessas gravidezes acontecerem há mais de 20 anos atrás e o porquê de acontecerem actualmente, bem como as influências que essas gravidezes poderão ter nos projectos e percursos de vida destas adolescentes foi mo...
O presente artigo tem por objetivo descrever um estudo de caso em relação a um aluno do Ensino Fundamental previamente diagnosticado como portador de Transtorno de Conduta (TC) associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com acentuadas dificuldades na aprendizagem de Matemática. Partiu-se da necessidade de uma descrição operacional do quadro e da indagação acerca da relação entre TC/TD...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |