Este artigo baseia-se num projeto desenvolvido no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) do distrito de Aveiro, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB. A Língua Gestual Portuguesa (LGP), foi a temática trabalhada, ao nível da sensibilização, em algumas sessões realizadas em ambiente de sala de aula. Desenvolvido segundo uma...
Numa sociedade marcada pela diversidade linguística e cultural, preparar os alunos para serem sujeitos activos na construção da cidadania europeia passa por desenvolver a sua cultura linguística, conceito norteador de um projecto desenvolvido junto de alunos do 9.º ano. Apresentaremos neste artigo o inquérito por questionário aplicado a 1.926 alunos do 9º ano do distrito de Aveiro (25% do universo), seleccionad...
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; A presente investigação encontra-se inserida na área das Ciências da Educação, no domínio da Formação de Professores. Na sequência da aprovação da legislação que viria a definir a função de avaliador, deparámo-nos com um conjunto alargado de professores com eventuais necessidades de formação ...
Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros Científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o...
Explorar a diversidade linguística nas práticas curriculares assume-se como um caminho a percorrer por dois motivos fundamentais: por um lado, a crescente mobilidade humana; por outro, a necessidade de preparação para uma comunicação global, preocupação inscrita nas recomendações do Conselho da Europa (2001), traduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste sentido, importa apostar na pro...
Enquadrado numa perspectiva praxeológica e interventiva da Didáctica de Línguas, o nosso estudo fundamenta, descreve e analisa propostas de realização de um trabalho escolar de educação em línguas, com vista ao desenvolvimento da cultura linguística de alunos no final da escolaridade obrigatória. Na sequência de uma discussão crítica de outros estudos efectuados nesta área tendo em vista a compreensão da relaçã...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |