Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Sensibilização à Língua Gestual Portuguesa: um estudo no 1.º CEB

Simões, Ana Raquel; Universidade de Aveiro - Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”

Este artigo baseia-se num projeto desenvolvido no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada desenvolvido numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) do distrito de Aveiro, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1.º CEB. A Língua Gestual Portuguesa (LGP), foi a temática trabalhada, ao nível da sensibilização, em algumas sessões realizadas em ambiente de sala de aula. Desenvolvido segundo uma...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

A cultura linguística de alunos do 9.º ano : Reflexões em torno dos resultados ...

Simões, Ana Raquel; Sá, Maria Helena Araújo e

Numa sociedade marcada pela diversidade linguística e cultural, preparar os alunos para serem sujeitos activos na construção da cidadania europeia passa por desenvolver a sua cultura linguística, conceito norteador de um projecto desenvolvido junto de alunos do 9.º ano. Apresentaremos neste artigo o inquérito por questionário aplicado a 1.926 alunos do 9º ano do distrito de Aveiro (25% do universo), seleccionad...


Análise de necessidades de formação dos professores avaliadores

Simões, Ana Raquel Correia, 1986-

Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2011 ; A presente investigação encontra-se inserida na área das Ciências da Educação, no domínio da Formação de Professores. Na sequência da aprovação da legislação que viria a definir a função de avaliador, deparámo-nos com um conjunto alargado de professores com eventuais necessidades de formação ...


Linhas orientadoras para avaliação

Simões, Ana Raquel; Pombo, Lúcia

Este artigo pretende apresentar linhas orientadoras para avaliação de encontros Científicos, ilustrando um exemplo de um exercício avaliativo desenvolvido no âmbito do colóquio “Da Investigação às Práticas: Interacções e Debates”. Este evento teve lugar na Universidade de Aveiro e assumiu como uma das prioridades a realização de um acompanhamento de índole avaliativa, acompanhado de uma reflexão crítica sobre o...


Todas as línguas na aula de línguas: materiais pedagógicos para os 2º, 3º Ciclo...

Bastos, Mónica Sofia de Almeida; Gonçalves, Maria de Lurdes; Pinho, Ana Sofia; Simões, Ana Raquel

Explorar a diversidade linguística nas práticas curriculares assume-se como um caminho a percorrer por dois motivos fundamentais: por um lado, a crescente mobilidade humana; por outro, a necessidade de preparação para uma comunicação global, preocupação inscrita nas recomendações do Conselho da Europa (2001), traduzidas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Neste sentido, importa apostar na pro...


A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade o...

Simões, Ana Raquel Gomes São Marcos

Enquadrado numa perspectiva praxeológica e interventiva da Didáctica de Línguas, o nosso estudo fundamenta, descreve e analisa propostas de realização de um trabalho escolar de educação em línguas, com vista ao desenvolvimento da cultura linguística de alunos no final da escolaridade obrigatória. Na sequência de uma discussão crítica de outros estudos efectuados nesta área tendo em vista a compreensão da relaçã...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia