Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Prevenção da violência entre pares/ promoção da convivência nas escolas – um pr...

Freire, Isabel; Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Simão, Ana Margarida Veiga; Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Neste artigo apresentamos um projecto iniciado em 2004, por docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pretendendo-se estudar a problemática da violência entre pares na escola, este projecto inscreve-se numa perspectiva de educação para a paz e de construção de um clima de bem-estar e convivência nas escolas. Tem como princípio orientador o da colaboração entre as u...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Tutoring in higher education in Portugal and Spain : lessons learned from six i...

Flores, Maria Assunção; Simão, Ana Margarida Veiga; Carrasco, Vicente

Tutoring has been one of the issues which have received growing interest within the context of restructuring process in higher education under the so-called Bologna process in Europe. In this paper six tutoring initiatives currently being implemented in Portuguese and Spanish universities are examined in the light of the framework within which tutoring operates in higher education contexts. The various kinds of...


Student-Centred Methods in Higher Education: Implications for Student Learning ...

Simão, Ana Margarida Veiga; Flores, Maria Assunção

An earlier version of this paper was presented at the 87th Annual Meeting of the American Educational Research Association (AERA), San Francisco, CA, USA, 7-11th April 2006 ; This paper presents findings from two case studies carried out in two Portuguese universities in order to analyse and understand the implications of two participatory methods of teaching and learning: portfolio and project led-education. ...


NING: uma oportunidade de construção de trabalho de projecto

Miranda, Guilhermina Lobato; Huisman, Ana; Santos, José Paulo; Rijo, Catarina; Santos, Afonso; Ramos, Francisco Nuno; Santos, Maria de Fátima

Este artigo refere uma experiência em curso no ensino superior que está a usar uma metodologia de projecto e uma estratégia de tipo b-learning com recurso a ferramentas da Web 2.0, nomeadamente a Projectic, construída com base no NING, serviço que permite criar redes sociais. A criação deste ambiente virtual tem como finalidade construir um espaço de partilha de recursos sobre a metodologia de trabalho de proje...


Contextos e processos de mudança dos professores: uma proposta de modelo

Simão,Ana Margarida Veiga; Caetano,Ana Paula; Flores,Maria Assunção

Neste artigo apresenta-se uma proposta de um modelo para a compreensão e análise da mudança do professor com base em resultados de três estudos empíricos realizados em Portugal. Partindo da perspectiva da complexidade, a mudança é encarada como um processo que implica simultaneamente factores contextuais, que podem ou não ser sustentados por estruturas formativas, e factores pessoais associados à aprendizagem e...

Data: 2005   |   Origem: OASIS br

5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data





Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia