Este artigo apresenta uma unidade de ensino sobre a proporcionalidade directa e descreve a sua realização em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A unidade de ensino, de cunho exploratório, está de acordo com as orientações do atual programa de Matemática do ensino básico. O seu objectivo é desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos, encarado como a capacidade para distinguir relações de proporcionalid...
Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 ; O estudo analisa o desenvolvimento da capacidade de raciocínio proporcional dos alunos do 6.º ano de escolaridade, no quadro da realização de uma unidade de ensino de natureza exploratória. O quadro teórico aborda cinco tópicos essenciais: (i) raciocínio proporcional e seu desenvolvimento; (ii) tipos ...
Este artigo apresenta uma unidade de ensino sobre a proporcionalidade directa e descreve a sua realização em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. A unidade de ensino, de cunho exploratório, está de acordo com as orientações do atual programa de Matemática do ensino básico. O seu objectivo é desenvolver o raciocínio proporcional dos alunos, encarado como a capacidade para distinguir relações de proporcionalid...
El objectivo de este artículo es comprender cómo se desarrolla el razonamento proporcional de los alumnos del 6.º año de escolaridad, em especial en lo que se rifiere a la distinción entre situaciones que involucram y que no involucram proporcionalidad directa. La experiencia de enseñanza está fundamentada em cinco tareas basadas em el cuento El conejo e la totuga, realizadas en grupos dentro de la classe, y di...
This paper analyses grade 6 pupils’ mathematical processes and difficulties in solv-ing proportion problems before the formal teaching of this topic. Using a qualitative methodology, we examine pupils’ thinking processes at four levels of performance in missing value and comparison problems proposed in a written test and in an oral interview video and audio recorded. The results show that pupils tend to use sca...
Este estudo analisa o modo como se desenvolve a aprendizagem da proporcionalidade directa em alunos do 6.º ano de escolaridade (11-12 anos) no quadro de uma unidade de ensino que dá ênfase a actividades de investigação e resolução de problemas em situações contextualizadas e recorre ao uso da planilha. O seu objectivo é saber se os alunos (a) distinguem situações de proporcionalidade directa de situações onde t...
O pensamento algébrico, mais do que manipular expressões e resolver equações, envolve as capacidades de estabelecer generalizações e relações, interpretar situações e resolver problemas. Este artigo apresenta três experiências de ensino que visam o desenvolvimento do pensamento algébrico dos alunos. Trata-se de estudos qualitativos e interpretativos realizados como investigações de professoras sobre a sua própr...
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