Encontrados 43 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

A utilização das TIC e o autoconceito, o ânimo e a qualidade de vida do cidadão...

Ferreira, Sónia de Almeida; Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte/CETAC.MEDIA

Este artigo apresenta o impacto da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação no autoconceito, ânimo e qualidade de vida dos seniores institucionalizados. Além disso, também se apresenta a relação entre essas variáveis psicossociais e as variáveis associadas aos dados demográficos e ao contexto institucional. Os instrumentos utilizados foram o Inventário Clínico de Autoconceito (Vaz-Serra, 1986),...

Data: 2014   |   Origem: Revista Prisma.Com

Linfedema: revisão e integração de um caso clínico

Táboas, Maria Inês; Interna complementar de Medicina Física e de Reabilitação no Centro Hospitalar Tondela Viseu, Portugal

O linfedema resulta da acumulação de líquido linfático no espaço intersticial do tecido subcutâneo e cursa habitualmente com uma evolução crónica e progressiva, condicionando morbilidade significativa e redução na qualidade de vida do indivíduo. O linfedema pode ser classificado de acordo com a etiopatogenia em Primário ou Secundário. O Linfedema Primário (LP) resulta de anomalias no desenvolvimento do sistema ...


Toxic Neuropathy: Reporting two Clinical Cases

Peixoto, Irina; Assistente Eventual de Medicina Física e de Reabilitação; Serviço de MFR; Centro Hospitalar Tondela-Viseu; Portugal.

Peripheral neuropathy is a common clinical problem, resulting from peripheral nerve injury. The toxic etiology is a less common cause, comparative with metabolic, inflammatory and hereditary. Included in this group the chemical, industrial and agricultural agents, heavy metals, and medication. In general, therapeutic approach of toxic neuropathies consists on removal of the causal agent, relieving pain, prevent...


MOOC : massive open online course : numa instituição portuguesa de ensino superior

Torres, Ana Luísa; Pacheco, Nuno Bordalo; Pacheco, Teresa Bordalo; Novo, Cristina; Galego, João; Dias, José Mauricio

Este artigo centra-se na apresentação de uma experiência pedagógica que assumiu a forma de MOOC – Massive Open Online Course, promovida pelo Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação de Santarém (CCTICESES). Em primeiro lugar, enquadra os leitores na origem e tipologia do conceito, em segundo, foca a construção do curso no seu aspeto pedagógico, exploratório e de inspiração conectivista. Finalmen...


O Papel de Representações Sociais sobre a Natureza da Homossexualidade na Oposi...

Pereira, Cícero Roberto; Torres, Ana Raquel Rosas; Falcão, Luciene; Pereira, Annelyse Soares

Analisamos as relações entre preconceito, apoio às políticas discriminatórias contra homossexuais e representações sociais sobre a natureza da homossexualidade. Participaram 297 estudantes de último ano de psicologia, serviço social e direito. Os resultados mostram que as representações sobre a homossexualidade baseadas em crenças religiosas, moralistas e psicológicas predizem o maior apoio às políticas discrim...


A rua como mediador 'entre' a cidade e o edifício. Uma intervenção da Rua das P...

Torres, Ana Teresa Santos

Tese de Mestrado em Arquitectura.

Data: 2013   |   Origem: Repositório da UTL

The influence of modified chitosan substrates on osteoclastogenesis

Torres, Ana Luísa Pereira da Silva

Tese de mestrado. Engenharia Biomédica. Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia. 2011



Laboratório Aberto de Educação em Ciências e Jardim da Ciência –atividades dese...

Torres, Ana Cristina; Universidade de Aveiro – Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

O Laboratório Aberto de Educação em Ciências (LEduC) é uma estrutura do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro com uma equipa de docentes e investigadores que, entre outras finalidades, procura desenvolver estratégias e recursos didáticos para o ensino e aprendizagem das c...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Desenvolvimento de courseware com orientação CTS para o ensino básico

Torres, Ana Cristina de Castro

As orientações curriculares do Ensino Básico português recomendam um ensino balizado no movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Face à insuficiência de recursos didáticos e de formação de professores que respondam a estas orientações, desenvolveu-se um courseware didático intitulado energiza.te® para alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), num processo guiado pela questão de investigação “Quais...


43 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia