Este texto resulta de um trabalho realizado no âmbito de um curso de doutoramento que teve como temática a profissão docente. Alicerça-se, fundamentalmente, na pesquisa bibliográfica incorporando, igualmente, parte dos dados empíricos pois estes possibilitaram uma reflexão acerca da profissão “de professor” reconhecendo que existe um saber profissional de referência dos professores que é a pedagogia. Considera-...
Este texto sustenta a ideia de que a escola é o território de referência do exercício profissional docente. É espaço de excelência da profissão lembrando a urgência de reflexão sobre novas formas de ensinar e aprender, face à complexidade crescente da sociedade da informação. Nesse sentido, «Ser professor» na escola do Século XXI, submersa no paradigma da complexidade (Morin, 2002) coloca desafios e compromis...
El presente trabajo ha buscado evidenciar los factores que desafían la profesionalidad docente y que influyen en la imagen social de la profesión, teniendo en referencia la situación de los profesores de la enseñanza básica en el Portugal contemporáneo. Se ha tentado entender en qué medida las transformaciones sociales se han reflejado en la escuela portuguesa y en el paradigma de desempeño de los profesores. ...
Neste texto procurarei revisitar o percurso e o pensamento pedagógico de Lawrence Stenhouse (1926-1982) um educador inglês que dedicou uma parte importante da sua carreira na defesa da ideia de que o professor é (deve ser) um construtor de conhecimento e não, simplesmente, um transmissor, um tradutor ou um executor de currículo. Numa leitura reflexiva, pretende-se perceber se a influência do seu pensamento ped...
Este texto procurou evidenciar os factores que desafiam a profissionalidade docente no quadro da nossa contemporaneidade e influenciam a imagem social da profissão, tendo em referência a situação dos professores do ensino básico. Pretendendo representar os desafios do trabalho do professor no Século XXI, recorremos a três metáforas: professor-arquitecto, professor-influenciador e professor-construtor.
O Relatório apresenta o trabalho realizado no âmbito das competências conferidas à Equipa de Coordenação Distrital da Intervenção Precoce. Trata-se de um documento que procura refletir e avaliar a constituição e a atividade desenvolvida pelas equipas de intervenção direta, dos 12 concelhos do distrito de Bragança
Neste texto pretende-se reflectir a feminização da profissão docente dedicando especial atenção ao caso do nordeste transmontano. Procurámos perceber se esta realidade será perceptível noutros contextos geográficos, nomeadamente na Alemanhã. Nesse sentido, questionámos: Será a profissão professor uma profissão de mulheres? Que razões justificam que uma profissão exercida no feminino seja liderada no masculino?
o presente estudo que agora se publica foi realizado nos anos lectivos de 1997/ /98 e 1998/99 e faz parte da dissertação de mestrado, apresentado no ano de 2000. na Universidade Portucalense, com a orientação do Professor Doutor Adalberto Dias de Carvalho. da Universidade de Letras do Porto. O mesmo, pretendia anaJisar os problemas de desenvolvimento da identidade profissional dos professores da educação pré-es...
Investigação realizada no âmbito do Programa de Doutoramento em Teoria e História da Educação e na qual procurámos reflectir sobre a arquitectura escolar das Escolas de 1º CEB do concelho de Bragança, tentando perceber o que foram e como evoluiram ao longo de décadas. De forma breve, analisamos algumas escolas de Castilla e León no sentido de compreender as diferenças existentes entre os espaços escolares de E...
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