Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

O álbum infantil: alguns critérios de seleção

Silva, Encarnação; Barroso, Helena

A literatura para a infância e juventude desempenha um papel fundamental na formação de leitores autónomos, isto é, leitores que queiram ler por iniciativa própria e que gostem de o fazer. Lendo e ouvindo ler literatura para a infância desde muito cedo, a criança vai descobrindo a linguagem escrita, vai-se familiarizando com ela e vai sentindo vontade de querer aprender a ler. Por outro lado, o contacto precoce...


Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas

Loureiro, Cristina; Gama, Ana; Silva, Encarnação; Rodrigues, Margarida

A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem um largo historial ao serviço da formação contínua de professores. Neste artigo, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido e a desenvolver nesse âmbito. Apresentase, primeiro, o percurso seguido, equacionando os momentos mais significativos e que se constituíram como pontos de viragem ao longo do tempo, nomeadamente, a adesão ao Programa Foco, a constitui...


Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatu...

Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, Tiago

O presente artigo tem como objetivo geral analisar o desempenho dos alunos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa na prova de língua portuguesa de acesso ao 2º Ciclo de estudos, no ano letivo de 2010-11. Em concreto, procurar-se-á: (i) caracterizar os candidatos; (ii) identificar as áreas de maior (in)sucesso no âmbito das competências em avaliação (leitura, escrita e conhec...


On the development of textual competence in primary education

Cardoso, Adriana; Pereira, Susana; Silva, Encarnação; Sousa, Otília de

The aim of this article is to present the results of an action research project, which has been put into practice in Primary Education. This project was intended to develop students’ textual competence, considering both comprehension and textual production. Our starting hypothesis was that teaching the schematisation of text types, focusing on linguistic devices that underlie text production, would promote the ...


A produção de texto narrativo no 1º ciclo do EB: detecção de alguns problemas

Sousa, Otília de; Silva, Encarnação

A actividade da linguagem organiza-se em textos, orais ou escritos, isto é, em unidades comunicativas situadas, com uma finalidade e destinadas a produzir um efeito de coerência nos seus receptores potenciais.


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia