The internationality of the teaching model implemented by Joseph Lancaster and Andrew Bell at the turn of the eighteenth to the nineteenth century – note that the monitorial system of education quickly exceeds the limits of the European continent, reaching the Americas and even Africa – was due to several factors: i) the existence of a network of actors who spread this model (the journey as an educational and i...
No presente texto, enfatizando a circulação internacional do conhecimento, procuro assinalar o modo como uma realidade é pensada em função de um referente estrangeiro – no caso, brasileiro. Para o efeito, privilegio o olhar individualizado sobre o aluno lançado pela psicologia experimental nos anos de 1920-1930. A pesquisa mobiliza como fonte duas publicações periódicas de educação e ensino dadas à estampa no a...
A configuração de redes educativas internacionais destinadas a difundir o ensino mútuo constitui o ponto principal da minha análise. Para o efeito, sublinho a contribuição de uma personalidade que – tendo nascido em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira, onde primeiramente teve contato com o modelo de ensino proposto por Joseph Lancaster – realizou viagens a Lisboa, Londres, Baltimore e Rio de Janeiro....
O artigo, no fundamental, divulga uma memória sobre as instituições escolares da Suíça. Trata-se de um documento elaborado em 1911 por um pensionista português residente em Berna, cidade onde concluiu, nesse mesmo ano, o curso da escola normal. A dita memória, enviada a António José de Almeida no período subsequente à publicação do decreto de 29 de março de 1911, pretendia contribuir para a melhoria da educação...
O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; ...
O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia, Metodologia e Pedologia destinados à formação de professores do ensino primário e publicados entre a segunda metade de Oitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivo é o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidas como espaço social e cultural da recepção e da difusão do conhecimento – fazem circular saberes que deviam ser mob...
O texto procura sublinhar o papel que a imprensa de educação e ensino assume durante a I República. Trata-se, na verdade, de um momento histórico em que as novas publicações periódicas elucidam bem a importância que o regime republicano concedeu aos professores e à escola primária. Ademais, um olhar global sobre os 128 títulos criados nesse período permite perceber a ênfase que recebem as questões ligadas ao en...
Este e-book reúne as comunicações apresentadas no Colóquio “O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal”, que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 1 de abril de 2011. O encontro, organizado pela área de História e Psicologia de Educação do referido Instituto, teve como principal objetivo refleti...
O presente texto intenta perscrutar uma ideia de há muito consagrada pela historiografia: a de que o Estado Novo, através da escola elementar, procurou glorificar os valores da natureza e da vida rural (em contraponto ao progresso industrial e urbano apresentado como negativo) com o propósito de manter uma estrutura social imutável. Nessa linha de pensamento, a questão central que se coloca é a de saber que sol...
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