Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Circulating the Monitorial System of Education: The Portuguese Teacher Alexandr...

Silva, Carlos Manique da

The internationality of the teaching model implemented by Joseph Lancaster and Andrew Bell at the turn of the eighteenth to the nineteenth century – note that the monitorial system of education quickly exceeds the limits of the European continent, reaching the Americas and even Africa – was due to several factors: i) the existence of a network of actors who spread this model (the journey as an educational and i...


O referente brasileiro nos periódicos oficiais de educação e ensino em Portugal...

Silva, Carlos Manique da

No presente texto, enfatizando a circulação internacional do conhecimento, procuro assinalar o modo como uma realidade é pensada em função de um referente estrangeiro – no caso, brasileiro. Para o efeito, privilegio o olhar individualizado sobre o aluno lançado pela psicologia experimental nos anos de 1920-1930. A pesquisa mobiliza como fonte duas publicações periódicas de educação e ensino dadas à estampa no a...


Lutando por uma ideia: o papel de Alexandre Luís da Cunha na difusão do ensino ...

Silva, Carlos Manique da

A configuração de redes educativas internacionais destinadas a difundir o ensino mútuo constitui o ponto principal da minha análise. Para o efeito, sublinho a contribuição de uma personalidade que – tendo nascido em Portugal, mais precisamente na ilha da Madeira, onde primeiramente teve contato com o modelo de ensino proposto por Joseph Lancaster – realizou viagens a Lisboa, Londres, Baltimore e Rio de Janeiro....


Notícia sumária sobre as instituições escolares da Suíça (1911)

Silva, Carlos Manique da

O artigo, no fundamental, divulga uma memória sobre as instituições escolares da Suíça. Trata-se de um documento elaborado em 1911 por um pensionista português residente em Berna, cidade onde concluiu, nesse mesmo ano, o curso da escola normal. A dita memória, enviada a António José de Almeida no período subsequente à publicação do decreto de 29 de março de 1911, pretendia contribuir para a melhoria da educação...


Raul Lino, protagonista de uma mudança na arquitetura escolar durante a I Repúb...

Silva, Carlos Manique da

O objetivo do presente artigo é o de analisar um conjunto de projetos de escolas primárias desenhados pelo arquiteto Raul Lino durante a I República Portuguesa (1910-1926). O que se procura demonstrar é que os projetos em causa afirmam uma vontade de mudança relativamente a anteriores programas arquitetónicos. Em causa, nesse momento histórico, um novo olhar sobre a criança e as realidades escolares e sociais; ...


O tema dos "modos de ensino" nos manuais pedagógicos em Portugal e no Brasil (s...

Silva, Carlos Manique da

O estudo analisa um conjunto de livros de Pedagogia, Metodologia e Pedologia destinados à formação de professores do ensino primário e publicados entre a segunda metade de Oitocentos e os anos de 1920, em Portugal e no Brasil. O objetivo é o de evidenciar a forma como essas publicações – entendidas como espaço social e cultural da recepção e da difusão do conhecimento – fazem circular saberes que deviam ser mob...


Educação e Ensino. Publicações

Silva, Carlos Manique da

O texto procura sublinhar o papel que a imprensa de educação e ensino assume durante a I República. Trata-se, na verdade, de um momento histórico em que as novas publicações periódicas elucidam bem a importância que o regime republicano concedeu aos professores e à escola primária. Ademais, um olhar global sobre os 128 títulos criados nesse período permite perceber a ênfase que recebem as questões ligadas ao en...


O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui: Revisitando a primeira refor...

Adão, Áurea; Silva, Carlos Manique da; Pintassilgo, Joaquim

Este e-book reúne as comunicações apresentadas no Colóquio “O Homem vale, sobretudo, pela educação que possui. Revisitando a primeira reforma republicana do ensino infantil, primário e normal”, que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, no dia 1 de abril de 2011. O encontro, organizado pela área de História e Psicologia de Educação do referido Instituto, teve como principal objetivo refleti...



A glorificação dos valores da natureza e da vida rural na revista Escola Portug...

Silva, Carlos Manique da

O presente texto intenta perscrutar uma ideia de há muito consagrada pela historiografia: a de que o Estado Novo, através da escola elementar, procurou glorificar os valores da natureza e da vida rural (em contraponto ao progresso industrial e urbano apresentado como negativo) com o propósito de manter uma estrutura social imutável. Nessa linha de pensamento, a questão central que se coloca é a de saber que sol...


24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor







Data








Tipo de Documento







Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia