Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Inventário de fatores de estresse nos alunos do 12º ano : construção e validaçã...

Silva, Cândida; Caires, Susana

Os estudantes do 12º ano constituem um grupo em constante exposição a situações de estresse, pois, a par das transformações físicas e psicológicas caraterísticas da adolescência, são confrontados com a eminência da realização de uma série de decisões com impacto significativo no seu percurso atual e futuro. Visando um conhecimento mais aprofundado dos estressores mais frequente e intensamente vivenciados, no co...


Dilemas iniciais na investigação em TSI : design science e design research, uma...

Ferreira, Isabel; Ferreira, Sílvia G. G.; Silva, Cândida; Carvalho, João Álvaro

A inter-disciplinariedade dos sistemas de informação, disciplina aplicada e actividade de design, e o estudo sob o prisma de diferentes paradigmas traduz-se numa diversidade dos problemas abordados. O seu contexto é amplo e inclui questões importantes para além da tecnologia, como a aplicação, uso, eficácia, eficiência e seus impactos organizacionais e sociais. Enquanto design science, o interesse da investigaç...


Memórias : vestígios da guerra civil espanhola em fragmentos literários no Bras...

Silva, Cândida Carolina de Andrade e

Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de História, 2010. ; No presente trabalho tenho como objetivo trazer para a cena histórica vestígios de memórias de autores brasileiros que escreveram sobre a guerra civil espanhola e o Estado Novo, interpretando como esses fragmentos literários se configuram em legados, elementos construtores de projetos de memórias. Essas prosas e poesias acenam...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Fatores de stress e estratégias de coping entre adolescentes no 12º ano de esco...

Caires, Susana; Silva, Cândida

Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revel...


Estratégias de coping nos alunos do 12º ano : adaptação e validação da versão p...

Silva, Cândida; Caires, Susana

Na adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º an...


Inventário de Fatores de Estresse nos alunos do 12º ano: construção e validação...

Silva,Cândida; Caires,Susana

Os estudantes do 12º ano constituem um grupo em constante exposição a situações de estresse, pois, a par das transformações físicas e psicológicas caraterísticas da adolescência, são confrontados com a eminência da realização de uma série de decisões com impacto significativo no seu percurso atual e futuro. Visando um conhecimento mais aprofundado dos estressores mais frequente e intensamente vivenciados, no co...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Towards e-learning 2.0: case study of an e-learning environment

Queirós, Ricardo; Oliveira, Lino; Pinto, Mário; Silva, Cândida

In these days the learning experience is no longer confined within the four walls of a classroom. Computers and primarily the internet have broadened this horizon by creating a way of delivering education that is known as e-learning. In the meantime, the internet, or more precisely, the Web is heading towards a new paradigm where the user is no longer just a consumer of information and becomes an active part in...


Avaliação das características psicométricas do inventário de factores de stress...

Silva, Cândida; Caires, Susana

Numa tentativa de conhecer de forma mais aprofundada os stressores mais comuns entre os alunos do 12.º ano, no contexto português, procedeu-se à construção e validação do Inventário de Factores de Stress – 12º ano (IFS - Silva & Caires, 2009). No presente trabalho, dá-se a conhecer o estudo das características métricas deste instrumento, envolvendo um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte de Port...


Rastreio e prevalência das perturbações da comunicação num agrupamento de escolas

Silva, Cândida; Peixoto, Vania

A finalidade deste estudo foi efectuar um rastreio de perturbações da fala e linguagem (PFL) em crianças em idade escolar (5- 11 anos) no agrupamento de escolas de “Bernardino Machado”, e comparar os padrões de prevalência PFL nesta população com os descritos na literatura internacional, relacionando estes dados com a identificação da população em risco para o desenvolvimento de problemas de aprendizagem escola...


A filter algorithm : comparison with NLP solvers

Silva, Cândida Elisa P.; Monteiro, M. Teresa T.

Versão não definitiva do artigo ; The purpose of this work is to present an algorithm to solve nonlinear constrained optimization problems, using the filter method with the inexact restoration (IR) approach. In the IR approach two independent phases are performed in each iteration—the feasibility and the optimality phases. The first one directs the iterative process into the feasible region, i.e. finds one poi...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia