Os estudantes do 12º ano constituem um grupo em constante exposição a situações de estresse, pois, a par das transformações físicas e psicológicas caraterísticas da adolescência, são confrontados com a eminência da realização de uma série de decisões com impacto significativo no seu percurso atual e futuro. Visando um conhecimento mais aprofundado dos estressores mais frequente e intensamente vivenciados, no co...
A inter-disciplinariedade dos sistemas de informação, disciplina aplicada e actividade de design, e o estudo sob o prisma de diferentes paradigmas traduz-se numa diversidade dos problemas abordados. O seu contexto é amplo e inclui questões importantes para além da tecnologia, como a aplicação, uso, eficácia, eficiência e seus impactos organizacionais e sociais. Enquanto design science, o interesse da investigaç...
Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Departamento de História, 2010. ; No presente trabalho tenho como objetivo trazer para a cena histórica vestígios de memórias de autores brasileiros que escreveram sobre a guerra civil espanhola e o Estado Novo, interpretando como esses fragmentos literários se configuram em legados, elementos construtores de projetos de memórias. Essas prosas e poesias acenam...
Este trabalho apresenta um estudo realizado com 341 finalistas do ensino secundário do Norte de Portugal, visando à exploração do tipo e níveis de stress experienciados pelos alunos, e estratégias de coping mais frequentemente utilizadas. Os dados - recolhidos por meio do Inventário de Fatores de Stress (12º ano) e do Inventário de Estratégias de Coping dos Adolescentes face a Experiências Problemáticas - revel...
Na adolescência o indivíduo sente-se, por um lado, apto fisicamente para ser considerado adulto, por outro, vê-se confrontado com um conjunto de exigências psicológicas e sociais que o obrigam a desenvolver competências para projectar e gerir autonomamente a sua vida. Todas estas exigências implicam recursos, capacidades a que os adolescentes terão de recorrer para o seu confronto. Entre os estudantes do 12º an...
Os estudantes do 12º ano constituem um grupo em constante exposição a situações de estresse, pois, a par das transformações físicas e psicológicas caraterísticas da adolescência, são confrontados com a eminência da realização de uma série de decisões com impacto significativo no seu percurso atual e futuro. Visando um conhecimento mais aprofundado dos estressores mais frequente e intensamente vivenciados, no co...
In these days the learning experience is no longer confined within the four walls of a classroom. Computers and primarily the internet have broadened this horizon by creating a way of delivering education that is known as e-learning. In the meantime, the internet, or more precisely, the Web is heading towards a new paradigm where the user is no longer just a consumer of information and becomes an active part in...
Numa tentativa de conhecer de forma mais aprofundada os stressores mais comuns entre os alunos do 12.º ano, no contexto português, procedeu-se à construção e validação do Inventário de Factores de Stress – 12º ano (IFS - Silva & Caires, 2009). No presente trabalho, dá-se a conhecer o estudo das características métricas deste instrumento, envolvendo um total de 341 alunos do 12º ano de 3 escolas do Norte de Port...
A finalidade deste estudo foi efectuar um rastreio de perturbações da fala e linguagem (PFL) em crianças em idade escolar (5- 11 anos) no agrupamento de escolas de “Bernardino Machado”, e comparar os padrões de prevalência PFL nesta população com os descritos na literatura internacional, relacionando estes dados com a identificação da população em risco para o desenvolvimento de problemas de aprendizagem escola...
Versão não definitiva do artigo ; The purpose of this work is to present an algorithm to solve nonlinear constrained optimization problems, using the filter method with the inexact restoration (IR) approach. In the IR approach two independent phases are performed in each iteration—the feasibility and the optimality phases. The first one directs the iterative process into the feasible region, i.e. finds one poi...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |