Estamos convictas de que a preservação das memórias é, tal como o próprio Heródoto (séc. V a. C.) defendia, a melhor forma para se compreender o presente e para se preparar o futuro. É nosso propósito compreender a evolução dos programas de formação dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, nomeadamente no que respeita ao conhecimento matemático e perceber que dimensão é atribuída ao conce...
This paper exhibits a small part of a PhD degree project on the theme: “The fundamental concept of Measure: epistemological and pedagogical aspects related with the first six years of schooling”. It aims at presenting the analyzis of the fundamental concept of measure at the so called elementary levels of schooling, in Portugal. We intend to: 1) distinguish elementary concepts and fundamental concepts; 2) expla...
O uso de textos originais no ensino da Matemática ou a referência a episódios/histórias da História da Matemática são oficialmente considerados ferramentas úteis no ensino da Matemática. Em Portugal, referências à área de História da Matemática estão presentes no ensino da Matemática pelo menos desde a criação da Faculdade de Matemática na Universidade de Coimbra, aquando da Reforma Pombalina. Neste texto, abor...
Faz-se uma análise dos erros de arredondamento no cálculo de aproximações do número de Neper com a expressão (1+1/n)^n.
Existe, na sociedade actual, um consenso generalizado a respeito da importância da formação (científica e pedagógica) dos professores de Matemática. No entanto este sentimento não tem sido, em Portugal, devidamente monotorizado nem no caso da formação científica nem no caso dos professores do 1.º ciclo. Apresentamos, neste artigo, um estudo que i) analisa os desafios que, na área da Matemática e de acordo com a...
Os conceitos matemáticos desempenham um papel crucial na construção do conhecimento, constituindo um dos alicerces do edifício matemático. Historicamente os conceitos matemáticos não surgem espontaneamente sendo o seu significado várias vezes alterado e refinado. Também não são, regra geral, fruto de um único contributo individual já que os simples actos de criação de notações, de terminologia ou de símbolos pr...
Neste texto apresenta-se um conjunto de reflexões e uma proposta de reorganização do 5º ano das Licenciaturas em Ensino da Universidade do Minho. Esta proposta refere-se quer a aspectos de supraestrutura do estágio pedagógico (estatuto do aluno/estagiário, orgãos de coordenação, etc.) quer a aspectos relativos aos conteúdos e contextos de formação e respectivas formas de organização.
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