Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Metodologia do estudo do meio

Carvalho, Graça Simões de; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de

Com a área do Estudo do Meio do ensino primário de Angola “pretende-se desenvolver nos alunos as capacidades de observação e relacionamento e favorecer a sua integração social” e “tem como objectivo iniciar a criança no conhecimento sistematizado do ambiente que a rodeia” (INIDE, 2007). O Estudo do Meio “é apresentado como uma área para o qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a Histó...


History as identity construction and fostering of “memory” preservation

Solé, Maria Glória Parra Santos; Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de

Historical consciousness about our past and our ancestors is fundamental in know who we are and we came from, and this is directly associated with our feeling of identity. This idea is expressed strongly by one fourth year student: “If I was here without knowing what happened before, it would be very strange. I wouldn’t know anything, because I didn’t know about the past of my family or about others people. It ...


Experiência de aprendizagem de conceitos numa turma de 3º ano do ensino básico ...

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Araújo, Maria de Fátima Miranda de

Esta comunicação inclui parte de um projecto de investigação-acção desenvolvido durante seis meses em estreita colaboração entre as duas autoras, desde a planificação à implementação na sala de aula, numa turma do 3º ano do ensino básico 1º ciclo, tendo como foco os transportes. A finalidade da investigação foi o estudo do desenvolvimento de conceitos de tempo e espaço. Foram utilizadas várias metodologias inic...


História de Portugal no 1º ciclo do ensino básico : os programas, os manuais e ...

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de

Ao replicar, em 2004, um estudo desenvolvido em 1998 sobre manuais de Estudo do Meio, fui confrontada com significativas alterações nesses manuais em relação aos conteúdos e metodologias de aprendizagem de história de Portugal. Não se tratou apenas da introdução de muitos conteúdos mas da forma como são apresentados e a concepção de história tradicional, factual, que evidenciam. Na análise que as crianças fizer...


A integração das tecnologias nos estudos sociais no ensino básico

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos

Nesta comunicação pretende-se reanalisar a questão da introdução/integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nos Estudos Sociais. No X Colóquio da AFIRSE, em Novembro de 2000, uma das autoras apresentou uma comunicação em que, motivada pela sugestiva metáfora usada por Martorella salientando que a tecnologia na área de Estudos Sociais é um “gigante adormecido” (1997, p. 551), se analisava o que...


Desenvolvimento integrado de competências linguísticas e de compreensão históri...

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos

Nesta comunicação apresenta-se uma muito breve abordagem da investigação no campo dos estudos sociais, em especial da compreensão histórica. Numa perspectiva muito ligada à prática apresenta-se uma vertente, muito pujante no Reino Unido, da qual se encontra uma boa síntese na significativa obra colectiva de que Pat Hoodless é editora: History and English in the Primary School: Exploring the Links (História e ...


O uso da narrativa nos Estudos Sociais

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos

Nesta comunicação, numa primeira parte, analisa-se muito genericamente as potencialidades pedagógico-didácticas do uso de vários tipos de narrativas e mais aprofundadamente o seu uso no contexto do Estudo do Meio Social por crianças. Apresentam-se as ideias de alguns autores de referência como Kieran Egan e as abordagens integradoras como a Storyline, desenvolvida na Escócia e a sua variante Storypath, desenvol...


Portuguese elementary teachers' perceptions of portugueseness, europeaness and ...

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de; Solé, Maria Glória Parra Santos; Almeida,  Ana Maria Tomás de

The concepts of national and European identities are being widespread discussed and the schools from kindergarten to universities have a role in this discussion. In this case what happens in elementary schools assumes also a special relevance. This paper reports a study on elementary teachers perceptions of Portugueseness and Europeanness. It also tries to reach an understanding of how elementary teachers look ...


Acceptance of differences through the study of the past : an action research r...

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de

Comunicação apresentada no Annual Meeting of American Educational Research Association (AERA) - "Validity and value in education research", New Orleans, Louisiana, USA, 1-5 April 2002. ; The concept of multicultural education; Implementing Multicultural Education; Four case studies develooed in elementary schools.


A history course to develop european citizenship

Freitas, Maria Luísa Amaral Varela de

This paper discusses good practices; that is, what I think good practices in higher education teaching should be, and specifically those concerned with history teaching. It will describe how my own teaching experience and reading contributed to planning a new curriculum for elementary teacher training and particularly a social sciences course in this. In the University of Minho elementary teachers' training cur...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data









Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia