Encontrados 24 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Da neurobiologia das relações precoces à neuroeducação

Seixas, Sónia Raquel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Partindo do pressuposto relativamente recente, mas largamente aceite, de que “a mente emerge a partir da actividade do cérebro, cuja estrutura e função são directamente moldadas pela experiência interpessoal.” (Siegel, 2004, p.17), o presente artigo procura enfatizar o papel que as primeiras experiências de vida, particularmente as ligações humanas interpessoais, desempenha no estabelecimento das ligações neuro...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Impact of harvest by humans on mussel populations around Easter

Ferreira, Ana; Seixas, Sónia; Rijo, Andreia; Faria, Sara; Fialho, Vânia

The current macroeconomic scenario has subjected Portuguese coastal areas to greater human pressure caused by the ever-increasing shellfish harvest. Every year on Holy Friday, hundreds of people make their way to coastal areas and frantically capture hundreds of bags worth of mussels in a short amount of time. It causes not just inevitable and profound changes to the intertidal zone, but also slows down its rec...


Editorial - Diferentes olhares sobre o fenómeno bullying em contexto escolar

Seixas, Sónia Raquel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O fenómeno bullying em contexto escolar tem sido alvo de crescente interesse e profícua investigação e análise por parte de algumas áreas de saber, no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Não se tratando de um fenómeno novo, é contudo uma problemática relativamente recente enquanto objecto de estudo científico, sendo actualmente uma área de produção científica privilegiada. Sendo o bullying um comportamento a...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Diferenças de género nos comportamentos de bullying: contributos da neurobiologia

Seixas, Sónia Raquel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

No presente artigo é realizada uma revisão de literatura ao nível dos comportamentos de bullying em estreita relação com o género dos alunos directamente envolvidos. Procurou-se estabelecer, numa segunda análise, uma articulação com os resultados obtidos em estudos no âmbito da neurobiologia, também eles focalizados nas diferenças entre os géneros. Sendo consensual entre a esmagadora maioria das investigações e...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Comportamentos de bullying no 1º Ciclo: estudo de caso numa escola de Lisboa

Raimundo, Raquel; Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa/ Bolseira de Investigação Científica

O bullying é cada vez mais um fenómeno que preocupa os diversos agentes educativos, devido à sua prevalência nas escolas e às consequências nefastas para a saúde e bem-estar das vítimas e dos agressores. O presente estudo debruça-se sobre a incidência e natureza dos comportamentos de bullying em crianças do 1º Ciclo. Nesse sentido foi constituída uma amostra de 240 alunos do 2º ao 4º ano de escolaridade, tendo ...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Supervisão das interacções educador-criança: que relevância na prática pedagógica?

Calheiros, Maria José; Agrupamento de Escolas D. João II; Seixas, Sónia Raquel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Este estudo pretende descrever um processo de construção da qualidade no âmbito da supervisão da prática pedagógica reconhecendo a interacção como elemento central na aprendizagem e desenvolvimento da criança. Um estudo que procura saber como a prática e a sua supervisão contribuem para o desenvolvimento profissional das estagiárias. O objectivo deste estudo é identificar estratégias de supervisão que visem mel...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Os medos na 2ª infância: concepções e práticas do educador de infância

Ferreira, Belinda; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O presente artigo apresenta os resultados no âmbito de uma investigação realizada sobre as Concepções e Práticas do Educador de Infância perante os medos na 2ª Infância. Pretende-se, a partir deste estudo, conhecer os medos mais frequentemente identificados nas crianças de Jardim de Infância e, consequentemente, de que forma os educadores abordam estas questões com as mesmas. Este estudo, de carácter descritivo...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

As competências que a calculadora gráfica promove no ensino/aprendizagem da mat...

Silva, Dulce; Escola Secundária Doutor Ginestal Machado Santarém; Seixas, Sónia Raquel; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

Na sociedade em constante mudança onde actualmente vivemos, o acelerado desenvolvimento científico e tecnológico exige uma nova postura da escola na formação dos alunos como cidadãos críticos, activos, esclarecidos e responsáveis, de forma a facilitar-lhes uma plena integração na sociedade. Deste modo, é fundamental a implementação em sala de aula, de mudanças e estratégias de inovação pedagógica que se reconhe...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Diseases, parasites, and contaminants

Malham, Shelagh; Bustamante, Paco; Pascual, Santiago; Seixas, Sónia

Cap. 3 - Biology and ecology of cephalopod species commercially exploited in Europe Cap. 3.4. - Diseases, parasites, and contaminants


Biology and ecology of cephalopod species commercially exploited in Europe : sp...

Jereb, Patrizia; Piatkowski, Uwe; Allcock, Louise; Belcari, Paola; Tasende, Manuel; González, Angel; Guerra, Angel; Hastie, Lee; Lefkaditou, Eugenia


24 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia