Encontrados 27 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Avaliação da intervenção socioeducativa sobre a violência na escola

Campos, Joana; Sebastião, João; Merlini, Sara; Chambino, Mafalda

A investigação desenvolvida no âmbito do projeto Estratégias de Intervenção socioeducativa em contextos sociais complexos enquadra-se na avaliação das políticas sociais e educativas, em particular no que diz respeito à segurança escolar em contextos marcados pela diversidade e complexidade social e cultural. O processo de avaliação centrou-se na análise das estratégias de intervenção socioeducativa relativas ao...


Violence at school, socialisation processes and forms of regulation

Sebastião, João

This article’s goal is to analyse some of the dimensions of the social debate on school violence, in that the issues in play bring together social conceptions about childhood, education policies, and the way societies that can be said to represent advanced modernity are evolving. The author seeks to help improve our knowledgeabout the efficacy of child socialisation policies and the diverse and contradictory wa...

Data: 2013   |   Origem: Sociologia, Problemas e Práticas

Violência na escola, processos de socialização e formas de regulação

Sebastião, João

Este artigo tem como objetivo analisar algumas das dimensões do debate social sobre a violência na escola, já que nele se cruzam conceções sociais sobre a infância, as políticas educativas e a evolução das sociedades de modernidade avançada. Procura-se assim contribuir para um melhor conhecimento sobre a eficácia das políticas de socialização infantil e a forma diversa e contraditória como estas são concretizad...

Data: 2013   |   Origem: Repositório do ISCTE-IUL

Educational policies, territories and actors strategies

Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara; Chambino, Mafalda

The purpose of this paper is to analyse how educational policies about school violence are reinterpreted and implemented at school level and if this process contributes to a more pluralistic and democratic school. A research carried out in 3 clusters of schools showed that the diversity of understandings and strategies to face school violence, higher within the territories than between them, was associated to t...


Índice de cruzamentos: propriedades e inferência

Sebastião, João Renato Caramona Belo

Para sucessões estacionárias que verifiquem certas condições de dependência, se a sucessão de processos pontuais de cruzamentos converge em distribuição, então o processo pontual limite é necessariamente um processo de Poisson composto, cuja intensidade se relaciona com um parâmetro denominado índice de cruzamentos ; 0 1: Este coeficiente extremal pode ser visto como uma medida do agrupamento de cruzament...

Data: 2013   |   Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Redes (des)conexas de intervenção local na violência infanto-juvenil

Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara; Chambino, Mafalda

O objectivo deste estudo é apresentar os resultados de uma análise diagnóstica da atuação institucional relativamente às situações de violência infanto-juvenil em três territórios de um concelho da períferia de Lisboa(Portugal)


Violência na escola: uma questão sociológica

Sebastião, João; Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

O objectivo deste artigo é examinar do ponto de vista sociológico a forma como se tem desenvolvido o fenómeno social designado por violência na escola. Procurar-se-á analisar criticamente algumas das principais evidências e estereótipos sociais sobre os fenómenos de violência, realçando a diversidade de situações, actores e contextos em que estes sucedem, de forma a inventariar elementos capazes de contribuir p...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Violência, escola e território: intervenção educativa em contextos urbanos comp...

Campos, Joana; Merlini, Sara; Sebastião, João

Na presente comunicação apresentamos parte dos resultados de um estudo de caso desenvolvido pelos autores no âmbito do Observatório de Segurança Escolar (OSE). A investigação a que nos propusemos resulta do desenvolvimento e aprofundamento de estudos que a equipa do OSE tem vindo a realizar nos últimos 6 anos (Sebastião, Campos, Alves e Merlini: 2010; Sebastião, Campos e Merlini: 2011) e justifica-se pela neces...


As duas margens do rio: contrastes urbanos e regulação da violência na escola

Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara

o objeto deste artigo é analisar as respostas da escola ao fenômeno da violência em meio escolar e qual a influência das características dos contextos urbanos nesse processo. A identificação de escolas situadas em contextos urbanos fortemente degradados e com elevada conflitualidade e desigualdade social, mas que apresentavam níveis reduzidos de violência no seu interior e, inversamente, escolas com uma frequên...


Processos de regulação da violência escolar: das políticas às práticas

Sebastião, João; Campos, Joana; Merlini, Sara

Esta comunicação tem como objetivo analisar como as políticas respeitantes à segurança escolar são reinterpretadas e reorientadas em resultado das estratégias e filosofias de intervenção das direções das escolas e outros agentes educativos. Tendo como premissa que o contexto social não determina linearmente a violência escolar, o estudo centrou-­se na análise das relações entre o contexto social local e organiz...


27 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso









Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia