Encontrados 8 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Class directors and parents : contrasting principles and practices

Sarmento, Teresa; Martins, Fernanda; Gomes, Carlos Alberto; Antunes, Fátima

The relevance of the relationship between schools and families to foster educational success, and as a principle of the implementation of democratic practices, enhancing the promotion of equality, is, nowadays, more accepted, even though the building of this collaboration falls short of all speeches and intentions. The class director’s (CD) position provides a space in which this relationship can be solidifie...


A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas.

Sarmento, Teresa; Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho; Marques, Joaquim; ICE – Instituto das Comunidades Educativas

As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa...

Data: 2012   |   Origem: Interacções

Making school happen: children-parent-teacher collaboration as a practice of ci...

Sarmento, Teresa; Freire-Ribeiro, Ilda

The exercise of citizenship is today understood as a duty and as a right to be enjoyed within any educational context. Within the school, all of its protagonists are invited to exercise practices of citizenship. No one is excluded; even the less important parties have the right to participate in decisions that, for some reason, may have an influence on their academic life. The citizenship of the child is, thus,...

Data: 2012   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Fazer a escola acontecer: a colaboração crianças-professores-pais como prática ...

Sarmento, Teresa; Freire-Ribeiro, Ilda

O exercício da cidadania é hoje entendido como um dever e um direito a usufruir em qualquer contexto educativo. No interior da escola todos os seus protagonistas são convidados a exercitar práticas de cidadania. Não se exclui ninguém, mesmo os mais pequenos interlocutores têm o direito a participar nas decisões que, por alguma razão, possam ter influência na sua vida académica. A cidadania da criança constituis...

Data: 2011   |   Origem: Biblioteca Digital do IPB

Escola – família - comunidade: uma relação para o sucesso educativo

Sousa, Maria Martins de; Sarmento, Teresa

Este artigo faz uma abordagem à problemática da relação entre a escola e as famílias e a sua correlação com o sucesso escolar, numa perspectiva multifocal, isto é, na convicção generalizada da premência do estabelecimento e desenvolvimento duma relação de cooperação, sem deixar de tomar consciência das vicissitudes, enviesamentos e entropias negativas que têm dificultado a concretização de um verdadeiro envolvi...


Investigação-acção e construção da cidadania

Marques, Joaquim; Sarmento, Teresa

O desenvolvimento social, económico e cultural das últimas décadas e as múltiplas alterações que se têm produzido tanto a nível familiar como a nível educativo, têm introduzido a questão da educação como acção pública a ser realizada por diferentes agentes educativos – pais, crianças, elementos da comunidade. No presente texto apresentaremos, sumariamente, três projectos com base numa metodologia de investigaçã...


A participação das crianças nas práticas de relação das famílias com as escolas

Sarmento, Teresa; Marques, Joaquim

As práticas de relação das famílias com as escolas têm sido abordadas em diferentes dimensões: as expectativas dos pais face às escolas, as práticas de relação, o associativismo de pais, os mediadores escolares na relação das escolas com as famílias, o suporte legislativo da participação dos pais no contexto escolar. São raras ou mesmo inexistentes, em Portugal, as referências sobre os papéis das crianças nessa...


Pedagogia em Campus : contributos

Oliveira, Clara Costa; Amaral, João Pedro; Sarmento, Teresa


8 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento



Recurso







Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia