Destaca-se a articulação entre as ordens simbólica e pedagógica da narrativa sobre a peregrinação identitária e indagam-se as razões do autor para escrever o livro.
Destaca-se a articulação entre as ordens simbólica e pedagógica na narrativa típica da peregrinação iniciática e, ainda, indagam-se as razões conducentes à escrita do livro.
A imprensa periódica conserva discursos que possibilitam retomar o fio condutor da questão sobre a instrução/educação e contextualizar as inflexões, rupturas e continuidades da política educativa portuguesa. O periódico A Madrugada é o suporte de referência para a abordagem da questão acima registada.
O texto visa compensar a falta dum arquivo documental significativo e coerente da Escola do Magistério Primário de Évora, recorrendo à memória biográfica.
O texto analisa o fenómeno da corrupção nas instituições de ensino superior, tomando como conceito operatório a vulnerabilidade. Identificam-se os tipos de corrupção que afectam as instituições e adverte-se para a invasão generalizada do fenómeno.
Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design de Produto.
Tese de mestrado integrado. Engenharia do Ambiente (Gestão). Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia. 2011
Do cruzamento da leitura de Telling Women´s Lives, de Linda Wagner-Martin, e de In a Differente Voice, de Carol Gilligan, surgiu a ideia de dar conta de um legado escolar deixado por uma aluna do Liceu de Évora, da década de 60. Destaca-se a vivência experiencial, ingénua, conservadora e trágica, que vai do reconhecimento da singularidade e da compreensão da realidade, à confrontação com a morte.
O conjunto de nove newsletters, das quais apenas se mostra a primeira, está associado a um projecto de investigação e viabilizou a informação e divulgação de temas considerados determinantes para a reflexão sobre a configuração da cidade educadora. Cada newsletter abordava um tema diferente e procurava advertir para o nível teórico do assunto, ao mesmo tempo que se articulava com o concreto vivencial do habitar...
A Apresentação destaca dois aspectos que o livro levanta indirectamente: um, a questão da invisibilidade dos percursos formativos das mulheres; outro, a relação entre as profissões das mulheres e a dimensão do cuidado. Por outro lado, chama a atenção para a integração do livro na linha da pesquisa biográfica feminista, muito trabalhada nos Estados Unidos.
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