Encontrados 33 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Prefácio

Santos, Maria Teresa

Destaca-se a articulação entre as ordens simbólica e pedagógica da narrativa sobre a peregrinação identitária e indagam-se as razões do autor para escrever o livro.


Prefácio - As Montanhas de Palinga

Santos, Maria Teresa

Destaca-se a articulação entre as ordens simbólica e pedagógica na narrativa típica da peregrinação iniciática e, ainda, indagam-se as razões conducentes à escrita do livro.


A questão da instrução/educação. Uma leitura de A madrugada [1911 e 1918]

Santos, Maria Teresa

A imprensa periódica conserva discursos que possibilitam retomar o fio condutor da questão sobre a instrução/educação e contextualizar as inflexões, rupturas e continuidades da política educativa portuguesa. O periódico A Madrugada é o suporte de referência para a abordagem da questão acima registada.


Uma instituição e seis percursos: Apontamentos biográficos sobre alunos da Esco...

Santos, Maria Teresa

O texto visa compensar a falta dum arquivo documental significativo e coerente da Escola do Magistério Primário de Évora, recorrendo à memória biográfica.


A vulnerabilidade das instituições de ensino superior à corrupção

Ramos, Zélia; Santos, Maria Teresa

O texto analisa o fenómeno da corrupção nas instituições de ensino superior, tomando como conceito operatório a vulnerabilidade. Identificam-se os tipos de corrupção que afectam as instituições e adverte-se para a invasão generalizada do fenómeno.


Abrigo humanitário. Projecto de design de um abrigo para vitimas de catástrofe

Santos, Maria Teresa de Carvalho Nunes Teixeira

Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Design de Produto.

Data: 2013   |   Origem: Repositório da UTL

Avaliação do ciclo de vida de um transformador tipo Core produzido na Efacec En...

Santos, Maria Teresa Rodrigues

Tese de mestrado integrado. Engenharia do Ambiente (Gestão). Universidade do Porto. Faculdade de Engenharia. 2011


Uma rapariga do liceu: o legado de um percurso

Santos, Maria Teresa

Do cruzamento da leitura de Telling Women´s Lives, de Linda Wagner-Martin, e de In a Differente Voice, de Carol Gilligan, surgiu a ideia de dar conta de um legado escolar deixado por uma aluna do Liceu de Évora, da década de 60. Destaca-se a vivência experiencial, ingénua, conservadora e trágica, que vai do reconhecimento da singularidade e da compreensão da realidade, à confrontação com a morte.


Newsletter Cidade Educadora. Habitar a cidade. Construir o espaço público (n.º ...

Correia, Maria das Dores; Santos, Maria Teresa

O conjunto de nove newsletters, das quais apenas se mostra a primeira, está associado a um projecto de investigação e viabilizou a informação e divulgação de temas considerados determinantes para a reflexão sobre a configuração da cidade educadora. Cada newsletter abordava um tema diferente e procurava advertir para o nível teórico do assunto, ao mesmo tempo que se articulava com o concreto vivencial do habitar...


Apresentação - A vida dos Enfermeiros

Santos, Maria Teresa

A Apresentação destaca dois aspectos que o livro levanta indirectamente: um, a questão da invisibilidade dos percursos formativos das mulheres; outro, a relação entre as profissões das mulheres e a dimensão do cuidado. Por outro lado, chama a atenção para a integração do livro na linha da pesquisa biográfica feminista, muito trabalhada nos Estados Unidos.


33 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento







Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia