Encontrados 208 documentos, a visualizar página 1 de 21

Ordenado por Data

Repensar a tecnologia em contextos educativos: o SAPO Campus no DeCA

Santos, Carlos; Universidade de Aveiro; Ramos, Fernando; Universidade de Aveiro; Pedro, Luís; Universidade de Aveiro

Hoje em dia, as tecnologias oferecidas pelas instituições de ensino ainda se baseiam, na sua grande maioria, em práticas e rotinas que são principalmente centradas noprofessor ou na gestão do processo de ensino. O SAPO Campus procurar contribuir para transformar essa tradição, propondo uma plataforma integrada de serviçosWeb 2.0 que promove a abertura, a c...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Espaço online, oportunidade e desafio para indivíduos e instituições

Aresta, Mónica; Universidade de Aveiro; Pedro, Luís; Universidade de Aveiro; Santos, Carlos; Universidade de Aveiro

O reconhecimento da dimensão participativa, criativa e social da rede trouxe profundas alterações à forma como os indivíduos consideram e refletem assuntos relacionados com a educação, a identidade e o conhecimento. Quando é cadavez mais difícil permanecer fora do mundo digital, este artigo reflete sobre a importância da identidade constru&iac...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Morbilidade respiratória e exposição a partículas inaláveis na cidade de Lisboa

Moreira, Sandra; Silva Santos, Carlos; Tente, Hugo; Nogueira, Luísa; Ferreira, Francisco; Neto, Arlete

Introdução: Os efeitos adversos das partículas em suspensão na saúde humana expressam-se sob efeitos agudos e crónicos, não existindo nenhum limiar abaixo do qual se considere que a exposição a partículas não origine efeitos na saúde da população. À semelhança de outras capitais europeias, a cidade de Lisboa apresenta elevados níveis de partículas, principalmente nas áreas de maior tráfego.Objectivo: Neste estu...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

A apropriação das ferramentas de uma rede social pelos alunos: um estudo com o ...

Oliveira, David; Universidade de Aveiro; Pedro, Luís; Universidade de Aveiro; Santos, Carlos; Universidade de Aveiro

A proliferação das redes sociais tem facilitado o acesso à informação e a forma como se comunica e colabora. As escolas devem acompanhar esta tendência, devendo assim integrá-las no seu dia a dia, nomeadamente no dos seus estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar o processo de apropriação, utilização e avaliação das ferramentas da rede social SAPO Campus, em contexto de escola. Para esse efeito, e com...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Software Application for Data Visualization and Interaction in a Location Routi...

Andreia Melo; Beatriz Sousa Santos; Carlos Ferreira; Joaquim Sousa Pinto

This paper describes an application developed for Windows platforms, which is meant to be used for inputting data and visualizing results of a Location-Routing problem of obnoxious services and materials. The main goal of this application is to provide, through a “usable” user interface, an intuitive of inputting the information needed to solve the problem as well as to...

Data: 2013   |   Origem: Electrónica e Telecomunicações

Sistema de Gestão de Informação Clínica na área da Hemofilia: implementação de ...

Igor Carreira; Leonor Teixeira; José Moreira; Beatriz Sousa Santos; Carlos Ferreira

This paper describes a vertical prototype of a Clinical Management Information System in Haemophilia care (SGICH) and all processes that guided to its implementation.The main objective of this work was the feasibility study ofan information system for the integrated registry and transfer of data concerning the treatments performed by patients at home, so that clinicians might have access to the clinical history...

Data: 2013   |   Origem: Electrónica e Telecomunicações

Membranas de separação de CO2

Santos, Carlos Filipe Neves dos

Este trabalho incide na preparação de membranas compósitas para separação de CO2 a altas temperaturas. Estas membranas são baseadas em céria dopada com gadolínio e carbonatos alcalinos. A preparação das membranas é realizada em dois passos. No primeiro passo é feito o esqueleto cerâmico poroso e num segundo passo é feita a impregnação de carbonatos nestes mesmos esqueletos. A fase cerâmica presente na membrana ...


Cancro oral

Santos, Carlos Eduardo Silva

Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária ; Os tumores malignos da cabeça e pescoço representam o sexto tipo mais prevalente no mundo, sendo o cancro oral o que surge com maior frequência e que ocorre, em 90% dos casos, sob a forma histológica de carcinoma das células escamosas. As elevadas taxa...


Avaliação institucional e de aprendizagem na educação a distância

Meirelles Junior, Julio Candido de; Pereira, Adriana da Silva Maria; Santos, Carlos Eduardo dos; Vilela, Juliana de Alcântara Oliveira

Este trabalho tem como objetivo analisar as avaliações dos cursos de graduação da Fundação Centro de Ciência e Educação Superior a distância do Estado do Rio de Janeiro, pós-graduação da Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Itajubá, a fim de verificar como estas são utilizadas na plataforma virtual de aprendizagem, para a promoção de uma aprendizagem significativa, colaborativa e participat...


Access control system for the epidemic marketplace

Santos, Carlos André Galinha Jorge dos

Tese de mestrado em Engenharia Informática, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2013 ; A Epidemic Marketplace (EM) é uma plataforma de integração e partilha de dados epidemiológicos. As questões da privacidade constituem sempre um aspecto muito delicado nos repositórios de plataformas desta natureza, já que envolvem a partilha de dados sensíveis. Os utilizadores requerem que...


208 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento










Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia