As Redes Sociais são cada vez mais usadas como meio de comunicação e divulgação de instituições e organizações e assumiram-se como uma importante ferramenta de Marketing. Desde o início, as Bibliotecas aderiram a esta nova ferramenta e servem-se dela para se divulgarem e chegarem aos seus utilizadores, dando-lhes a conhecer as suas potencialidades e assim tornarem-se mais conhecidas. A interação com os utilizad...
Tese de mestrado, Ciências da Documentação e Informação - Biblioteconomia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 ; A informação assume um papel cada vez mais destacado na sociedade actual. Diversos factores levaram a que a informação se tornasse parte da vida de cada cidadão, seja por interesse e pesquisa pessoal, seja porque a mesma lhe é enviada ou apresentada. Neste contexto, as bibliotecas - lo...
Sabemos como é fundamental para os serviços de documentação a existência de utilizadores e a sua procura por parte desses mesmos utilizadores. Das relações que se estabelecem podem surgir sinergias que melhoram o desempenho e a imagem que as bibliotecas transmitem para o exterior. É necessário, por isso, potenciar essas relações e apostar na comunicação de uma forma equilibrada e cuidada, mas sobretudo eficaz. ...
Até aos anos 60 do séc. passado as bibliotecas conviveram pacificamente com o Direito de Autor. O despertar de necessidades de informação por parte dos utilizadores, a que se pode juntar o aumento da produção científica e literária, aliadas às novas tecnologias, trouxeram o choque inevitável com o Direito de Autor. Inicialmente com a proliferação de fotocópias, e actualmente com enfoque nos suportes digitais, e...
Neste artigo expõem-se algumas perspectivas, conceitos e reflexões sobre o acesso e o uso dos blogues, sob o prisma da Ciência da Informação. Numa primeira fase aborda-se o crescimento exponencial dos blogues e as imprecisões na sua definição. Segue-se uma breve reflexão sobre o impacto da tecnologia no progresso humano; do despontar de um novo modelo de comunicação em massa (Mass Self Communicaction); do blogu...
Neste artigo são expostas algumas perspectivas, conceitos e reflexões sobre o acesso e o uso dos blogues, sob o prisma da Ciência da Informação.Numa primeira fase, aborda-se o crescimento exponencial dos blogues e as imprecisões na sua definição.Segue-se uma breve reflexão: os blogues como expressão do desejo das pessoas em serem ouvidas e compreendidas; o despontar de um novo modelo de comunicação em massa (Ma...
This paper presents some views, concepts and thoughts on the perspective of information science, about the use of blogs. Firstly, we discuss the exponential growing of blogs and the lack of precision on their definition. Secondly we reflect about blogs as an expression of the human desire to be heard and understood, the emerging of a new model of mass communication (Mass Self Communication), blogs as (technolog...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |