Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

M’ar e Ar Aqueduto Hotel In Guia de arquitectura : espaços e edifícios reabilit...

salema, sofia; guilherme, pedro

Projecto de adaptação a hotel do antigo Palácio do Sepúlvedas, também designado por Colégio de S. Manços ou das Donzelas, ou mais recentemente pelo Edifício da Melka, em Évora, a unidade hoteleira. O antigo Palácio do Sepúlvedas é constituído por um amplo conjunto multiperiodal, de que se destaca uma vasta frontaria - com cerca de 65 m de comprimento – em que se salientam as janelas manuelinas, classificadas pe...


Guia de Arquitectura Sul e Ilhas de Portugal

Salema, Sofia; Guilherme, Pedro

Projecto de adaptação a hotel do antigo Palácio do Sepúlvedas, também designado por Colégio de S. Manços ou das Donzelas, ou mais recentemente pelo Edifício da Melka, em Évora, a unidade hoteleira. O antigo Palácio do Sepúlvedas é constituído por um amplo conjunto multiperiodal, de que se destaca uma vasta frontaria - com cerca de 65 m de comprimento – em que se salientam as janelas manuelinas, classificadas p...


Sgraffito in Portugal: a contribution to its study and preservation

Salema, Sofia; Aguiar, José

In the scope of the architectonic surfaces this article intends to provide awareness to the particular value of sgraffito. Recent research led to the discovery of an unknown and wide presence of sgraffitos in some urban and rural Portuguese ancient architecture; most of them today at risk, since they are often forgotten or confused with other mural decorative techniques, and that consciousness led us to alert t...


Seminário Cal & Pigmentos nos revestimentos dos edifícios

Salema, Sofia

Os esgrafitos são conhecidos como uma manifestação exclusiva de certas regiões Europeias onde aparecem com alguma regularidade e/ou exuberância. São famosos os esgrafitos renascentistas italianos, de cidades como Roma, Florença, assim como os de Praga, de Segóvia ou de Barcelona. No Alentejo, pesquisas recentes levaram à descoberta de inúmeros esgrafitos, infelizmente muitos encontram-se em risco, pois não est...


Sgraffito and colour in Alentejo

Salema, Sofia; Aguiar, José

Este artigo pretende sensibilizar todos os intervenientes e o público em geral para o valor e para a situação de risco deste património, enfatizando a necessidade de salvaguardar a sua autenticidade material. Um dos resultados que mais se destacou durante a pesquisa por nós desenvolvida sobre os esgrafitos no Alentejo foi o facto de que a maioria dos esgrafitos inventariados terem sido sujeitos a tantas acções...


Conservação dos rebocos exteriores na Sé de Elvas

Salema, Sofia

Neste artigo apresentamos o caso prático da intervenção conservação dos rebocos exteriores da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas, promovida pela antiga Direcção Regional de Évora do IPPAR, presentemente substituído pela Direcção da Cultura do Alentejo. Pretendemos sensibilizar, também, para o valor e para a situação de risco em que alguns destes rebocos exteriores se encontram e alertar par...


Architecture surfaces conservation: (re)discovering sgraffito in Portugal

Salema, Sofia; Aguiar, José

This paper shows the particular value of sgraffito as an architectonic surface. The recent discovery of an unknown and wide presence of sgraffito in some urban and rural Portuguese architecture, the risks it faces today, forgotten or confused with other mural decorative techniques, led us to alert to the need to safeguard its material authenticity. Although the current culture of conservation and restoration a...


Conservation of the historical render in the Church of Nossa Senhora da Assunçã...

Salema, Sofia; Proença, Nuno; Cardoso, Inês

In this paper we present a practical case of conservation of the historical renders in the pyramidal tower of the Church of Nossa Senhora da Assunção in Elvas (Portugal), carried out by the former IPPAR (Portuguese Institute of Architectonic Heritage), now Regional Direction of Culture of Alentejo. Awareness of the value and of the risks facing these renders points towards the necessity to safeguard their mater...


Cor e esgrafito

Salema, Sofia; Aguiar, José

Em Portugal, conhece-se pouco a dimensão da presença dos esgrafitos e o significado deste tipo de superfícies arquitectónicas. Os esgrafitos existentes não estão, muitas vezes, identificados e documentados porque, ainda não são reconhecidos, enquanto elementos identificativos ou de referência patrimonial.


Cor e esgrafito. Saber ver para proteger.

Salema, Sofia

Um dos resultados que mais se destacou durante a pesquisa por nós desenvolvida sobre os esgrafitos no Alentejo foi o facto de que a maioria dos esgrafitos inventariados terem sido sujeitos a tantas acções de pintura que, hoje, já não é perceptível o seu aspecto, os seus cromatismos e/ou as suas texturas originais. Sendo o esgrafito uma técnica decorativa com reboco à vista, há valores da matéria que não podem s...


10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data






Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia