Encontrados 4 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Ludologia (Jogo #1/ Nível#1): do instinto aos jogos do Imaginário

Teixeira, Luís Filipe B.

Com o presente artigo pretende-se iniciar a investigação sobre o tema do jogo como fenómeno cultural no interior de uma nova disciplina (embora com raízes nos anos 30) que é a Ludologia que, nos estudos anglo-saxónicos toma, usual e recentementemente, a designação de «Game Studies». Aqui, ao contrário do que é geralmente feito, estudando-se o jogo e, em especial, os vídeo-jogos e/ou jogos electrónicos (e a nome...

Data: 2013   |   Origem: Comunicação e Sociedade

Criticismo Ludológico: Simulação ergódica (jogabilidade) vs ficção narrativa

Teixeira, Luís Filipe B.

Neste ensaio pretendemos reflectir sobre algumas das diferenças a estabelecer entre as noções de «jogabilidade ergódica» e de «ficção narrativa», essencialmente, por relação com as categorias de «simulação» e de «representação». Como acontece sempre em casos semelhantes, as primeiras investigações neste campo do saber (que se desenvolvem como uma das linhas de investigação do criticismo ludológico, sobretudo, a...


Figur@ções maquínicas da escrita 1.0: em torno da palavra digital e da escrita ...

Teixeira, Luís Filipe B.

É bem conhecido que a invenção da escrita foi um momento capital na história da Comunicação, e que a reflexão filosófica de Platão foi disso uma consequência. Novas mutações surgem hoje com a emergência de novos conceitos de «leitor», «co-autor», «texto», «hipertexto» e «não linearidade». Analisamos essa alteração resultante do surgimento das novas tecnologias digitais, mostrando como estas modificaram a relaçã...



4 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor


Data





Tipo de Documento


Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia