Encontrados 5 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Early Music Performer

Sá Silva, Vanda de

Plucked strings had a strong presence in private music-making in Portugal, reaching a wide audience that at the end of the Ancien regime was increasing greatly. This same audience, which played viola or guitar (leaving aside for the moment organological detail) would, indeed, be renewed with the commercial exploitation of the piano, amongst other consumer and entertainment goods, and their repertoires. The pr...


Voz das Máquinas

Sá Silva, Vanda; Cangueiro, Luís; Martins, Andreia

Catálogo da Exposição de fonógrafos e gramofones pertencentes à colecção Luís Cangueiro e patente no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades Faria (Câmara Municipal de Cascais) entre Maio e Outubro de 2011.


Avondano's Lisbon Minuets, the Establishment of a Cosmopolitan Model

Sá Silva, Vanda

The Portuguese composer Pedro António Avondano (ca.1714-1782) was the foremost member of an important family of musicians of Italian ancestry established in Portugal. He studied with his father, Pietro Giorgio Avondano, a Genoese violinist and composer who became member of the Portuguese Royal Chapel from 1719 onwards, his son became himself a violinist in the same chapel from 1764 until 1782. In 1765 after the...


Música Instrumental nas festas sacras em Portugal entre 1750-1820: funções, for...

Sá Silva, Vanda

No contexto cultural do Antigo Regime desenvolve-se um modelo de festa religiosa que integra, e em última análise expande, vários pontos de contacto, que não exclusivamente musicais, com o universo profano. Verifica-se assim que quanto mais amplo e popular o carácter da festa sacra em questão maior a presença de música instrumental. O grau de popularidade do dia solenizado era aferido pela variedade de recurso...


Circuitos de Produção e Circulação da Música Instrumental em Portugal entre 175...

Sá Silva, Vanda

A música instrumental durante o Antigo Regime tem sido objecto de um tratamento parcial, ou secundário, dada a importância primordial que a música sacra e operática conheceram em Portugal, ocupando assim a maior fatia da produção musicológica consagrada a este período. Acresce que, ainda por comparação, o reportório conhecido é diminuto, devido às condições de produção e circulação serem muito restritas. Compun...


5 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor





Data






Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia