Plucked strings had a strong presence in private music-making in Portugal, reaching a wide audience that at the end of the Ancien regime was increasing greatly. This same audience, which played viola or guitar (leaving aside for the moment organological detail) would, indeed, be renewed with the commercial exploitation of the piano, amongst other consumer and entertainment goods, and their repertoires. The pr...
Catálogo da Exposição de fonógrafos e gramofones pertencentes à colecção Luís Cangueiro e patente no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades Faria (Câmara Municipal de Cascais) entre Maio e Outubro de 2011.
The Portuguese composer Pedro António Avondano (ca.1714-1782) was the foremost member of an important family of musicians of Italian ancestry established in Portugal. He studied with his father, Pietro Giorgio Avondano, a Genoese violinist and composer who became member of the Portuguese Royal Chapel from 1719 onwards, his son became himself a violinist in the same chapel from 1764 until 1782. In 1765 after the...
No contexto cultural do Antigo Regime desenvolve-se um modelo de festa religiosa que integra, e em última análise expande, vários pontos de contacto, que não exclusivamente musicais, com o universo profano. Verifica-se assim que quanto mais amplo e popular o carácter da festa sacra em questão maior a presença de música instrumental. O grau de popularidade do dia solenizado era aferido pela variedade de recurso...
A música instrumental durante o Antigo Regime tem sido objecto de um tratamento parcial, ou secundário, dada a importância primordial que a música sacra e operática conheceram em Portugal, ocupando assim a maior fatia da produção musicológica consagrada a este período. Acresce que, ainda por comparação, o reportório conhecido é diminuto, devido às condições de produção e circulação serem muito restritas. Compun...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |