Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em d...

As mudanças inerentes à era digital trouxeram à Educação uma renovação das abordagens de ensino/aprendizagem, que exige professores com competências no manuseamento das TIC e na sua utilização autónoma e consciente. A formação inicial deverá preparar os futuros profissionais de Educação para esta reali...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente...

Macário, Maria João; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro

O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informa&cced...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Developing competences in Higher Education: the importance of assessment feedback

Since the beginning of the 21st century, the promotion of an education that leads to the development of competences (European Commission, 2007; Perrenoud, 1999) has been a main concern of Portuguese education policies (Ministério da Educação, 2001; Reis, 2009).Higher Education has also embraced this concern through the implementation of the Bologna propositions. The Department of Education ...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Ser leitor no século XXI : importância da compreensão na leitura para o exercíc...

Martins, Maria da Esperança; Sá, Cristina Manuela

Entre o fim do século passado e o início deste, o sistema educativo português tem conhecido várias reformas, cujo objectivo central é procurar adaptá-lo às características da sociedade moderna. Vivemos numa sociedade marcada pela circulação da informação – nomeadamente, da informação escrita – e pela massificação do acesso às novas tecnologias da comunicação – principalmente a Internet –, onde a compreensão na ...


Ler e Escrever com a Banda Desenhada

Sá, Cristina Manuela

1.1. O aparecimento do conceito de literacia e a publicação de trabalhos com ele relacionados (cf. Benavente et al., 1996) apontam para uma necessidade cada vez maior de desenvolver a capacidade de tratamento do texto escrito a todos os níveis, tanto em compreensão como em produção. 1.2. A didáctica da leitura e da escrita não podiam ficar indiferentes a esta necessidade, que se manifesta de forma cada vez mais...


Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal :...

Andrade, Ana Isabel; Sá, Maria Helena Araújo e; Moreira, António, 1957-; Sá, Cristina Manuela; Vieira, Flávia

O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso ...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento


Recurso





Assunto











    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia