Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

TIC e desenvolvimento de competências em trabalho colaborativo na formação em d...

As mudanças inerentes à era digital trouxeram à Educação uma renovação das abordagens de ensino/aprendizagem, que exige professores com competências no manuseamento das TIC e na sua utilização autónoma e consciente. A formação inicial deverá preparar os futuros profissionais de Educação para esta reali...

Data: 2014   |   Origem: Indagatio Didactica

Elaboração e avaliação do factor ambiental análise de riscos em estudos de impa...

Sá, Cristina Filipa Félix de

Os riscos afiguram-se, presentemente, como uma das áreas mais dinâmicas quer pela crescente consciencialização da sua presença e dos seus efeitos por parte da sociedade, quer em termos científicos ao conquistar a atenção de investigadores das mais diversas áreas científicas. É desta perceção que emana o conceito de “sociedade do risco”, onde importa dar combate, simultaneamente, quer aos fatores naturais, quer ...

Data: 2013   |   Origem: Repositório da UTAD

Tax morale, Occupation and Income Level: an Analysis of Portuguese Taxpayers

Sá, Cristina; Martins, António; Gomes, Carlos

Tax morale is recognized as one of the most important variables to understand the levels of compliance obtained in most countries. This paper analyzes the impact of occupational status, income level, behavioral, political and psychological factors on tax morale level of Portuguese taxpayers. A sample of 1,514 Portuguese individuals was obtained from the European Values Study (EVS) developed in 2008. A factor an...


From conception to exhibition: The ‘iNTERFACES’ competition.

This spring the Research Center for Science and Technology of the Arts (CITAR) hosted iNTERFACES’ competition first edition. This competition was created to foment the development of digital and interactive art, by valuing contemporary artistic practice. I have had the opportunity of following the development process and the privilege of being a jury member of iNTERFACES. In this article I’ll review the process...


Supervisão pedagógica: monitorização das competências comunicacionais no contex...

Sá, Cristina Maria Pereira de

Vivemos num tempo em que a socialização prima pela eficácia e qualidade da comunicação entre o emissor e receptor. Aliás de um modo abrangente, a qualidade da vida e a aquisição de conhecimentos são possíveis devido à possibilidade de comunicarmos uns com os outros de diversas formas. Estas características referidas, também, estão presentes numa sala de aula inerentes às intenções pensadas ou não do educador e ...


Desenlaçando caminhos de revisão de literatura: o trabalho colaborativo docente...

Macário, Maria João; LEIP, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro

O objetivo deste artigo é estabelecer um ponto de partida para uma reflexão aprofundada sobre o trabalho colaborativo docente. De onde partimos quando queremos aprofundar conhecimento sobre este tema? Neste artigo, propomo-nos proceder a uma breve revisão de literatura sobre o trabalho colaborativo docente. Começamos por contextualizá-lo numa era em que o fluxo de informa&cced...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Developing competences in Higher Education: the importance of assessment feedback

Since the beginning of the 21st century, the promotion of an education that leads to the development of competences (European Commission, 2007; Perrenoud, 1999) has been a main concern of Portuguese education policies (Ministério da Educação, 2001; Reis, 2009).Higher Education has also embraced this concern through the implementation of the Bologna propositions. The Department of Education ...

Data: 2013   |   Origem: Indagatio Didactica

Netnias ou a unidade étnica nas comunidades on-line

Sá, Cristina

Podem as comunidades on-line ser consideradas e estudadas enquanto grupos étnicos? Quais as implicações desta abordagem no design estrutural e de interface destas comunidades? Comparando a unidade que se gera entre os membros das comunidades on-line com a unidade étnica definida de um ponto de vista antropológico, adianta-se a hipótese destas comunidades constituírem verdadeiras etnias – netnias. A unidade ...


O que é o interface? Da entificação á identificação do interface enquanto compl...

Sá, Cristina Fernandes Alves de

Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Doutor em Ciências da Comunicação ; Neste estudo sobre o interface, desenvolve-se um quadro crítico a partir do qual se podem recortar diversas facetas deste elemento do real. Explora-se a condição de interface, reconhecendo-lhe a sua dimensão relacional, mas constituindo-o como uma entidade em si e identificando-o como u...

Data: 2010   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Ser leitor no século XXI : importância da compreensão na leitura para o exercíc...

Martins, Maria da Esperança; Sá, Cristina Manuela

Entre o fim do século passado e o início deste, o sistema educativo português tem conhecido várias reformas, cujo objectivo central é procurar adaptá-lo às características da sociedade moderna. Vivemos numa sociedade marcada pela circulação da informação – nomeadamente, da informação escrita – e pela massificação do acesso às novas tecnologias da comunicação – principalmente a Internet –, onde a compreensão na ...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso











Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia