Os jovens que hoje frequentam os ciclos mais avançados do ensino básico dominam já, nas atividades do quotidiano, as ferramentas tecnológicas. Assim, a escola não é o espaço em que o jovens têm oportunidade de desenvolver a aprendizagem das novas tecnologias mas deve ser o espaço que acolhe a relação que os jovens já estabeleceram com as novas tecnologias utilizando-a para promover a motivação no processo de en...
Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Liderança Educacional apresentada à Universidade Aberta ; Os alunos que frequentam hoje em dia o ensino secundário adquiriram já, ao longo da sua vida, no meio escolar e no ambiente familiar, importantes conhecimentos tecnológicos. Assim, a literacia digital é, cada vez mais, uma realidade que entra todos os dias na escola em vez de um processo a ser iniciad...
Na Estratégia de Lisboa, a União Europeia definiu alguns objectivos, entre eles a redução do abandono escolar precoce e o aumento do número de jovens de concluem o ensino secundário. De entre os vários objectivos estratégicos definidos, salientamos alguns que exigem dos professores necessárias mudanças de abordagem do ensino. O objectivo 1.3. refere a necessidade de assegurar o acesso às Tecnologias de Informaç...
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta ; A formação inicial é uma das principais etapas do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Este estudo foi realizado no sentido de tentar compreender a partilha pedagógica que ocorre no ano de estágio e como esta pode estar relacionada com as acções conduzidas pelo orientador de escola. Nesta investigação identific...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||