Neste artigo investigo as transações coloniais entre “civilização” e “barbárie” através da análise da controvérsia sobre a participação do governador de Timor, Afonso de Castro, na chamada “festa das cabeças”, cerimónia associada à celebração de vitórias guerreiras e decapitação de inimigos em Timor Leste, em 1861. Exploro de uma perspetiva dupla, interligada, o mimetismo colonial do governador nesta “selvajari...
Este artigo oferece uma síntese original do estudo sobre o fenómeno diverso e plural do mimetismo colonial no espaço do império português. A partir do conjunto de pesquisas reunido no dossiê temático “Mimetismos coloniais: história e teoria no império português”, o artigo propõe um programa de investigação que, através do olhar cruzado da antropologia e da história, privilegia o estudo do mimetismo como gesto, ...
Este artigo examina as relações entre o discurso da justiça e a prática do ritual nos bandos do governo colonial português em Timor Leste, entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Os bandos consistiam em ordens e instruções de comando emanadas pelo governador português em Díli, e comunicadas de forma cerimonial por oficiais às populações dos diversos reinos timorenses dispersos ...
This essay conceptualises the colonial archive as a product of processes of ruination. Taking its inspiration from recent studies of archival spaces, the three case studies on Portuguese, French, and Guinea-Bissauan colonial archives explore the ruptures, discontinuities, and silences inherent in such archives. With reference to Walter Benjamin’s writing of history and its recent applications in anthropology an...
Texto em edição bilingue (Português / Inglês) ; Com base em relatos coloniais portugueses, este artigo descreve os “reinos” de Timor entre 1860 e o início da década de 1910. O objecto de análise, porém, não são ‘os reinos’ enquanto realidades ‘indígenas’ distintas e desconexas da administração colonial, mas antes os reinos enquanto realidades reticulares complexas onde o mundo ‘colonial’ e o mundo ‘indígena’ m...
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