Encontrados 9 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

ALFRED-DONAT AGACHE URBAN PROPOSAL FOR COSTA DO SOL. FROM THE TERRITORY TO THE ...

Rodrigues, Paulo Simões; André, Paula; Marat-Mendes, Teresa

This paper reviews the development of Costa do Sol, as planned by architect urbanist Alfred-Donat Agache, for Lisbon Region in Portugal. The Plano Expansão Região Oeste de Lisboa (1934-1936) prepared by Agache and requested by Portuguese Minister of Public Works, Duarte Pacheco will be analyzed. This paper aims also to identify the principles and the theoretical foundations that have determined Agache urban vis...


The Science of Architecture. Representations of Portuguese National Architectur...

Rodrigues, Paulo Simões

To show how in the second half of the 19th century, influenced by the positivist philosophy, the architectonic theory and culture established a determinisc connexion between the historic and territorial specificities of the nations and the formal singularities of the national architectures: a building was seen as a biological structure created by the specific social, moral and physical characteristics of a give...


O Conde Athanasius Rackzynski e a Historiografia da Arte em Portugal

Rodrigues, Paulo Simões

O artigo pretende demonstrar a importância do livro "Les Arts en Portugal", publicado em 1846, da autoria do conde polaco Athanasius Raczynski, que residiu em Portugal, como representante do rei da Prússia, entre 1842 e 1848. A importância da obra reside na divulgação internacional que fez, traduzindo para francês alguns trechos, dos manuscritos "Da Pintura Antiga" (1849) e "Da Fabrica que falece à Cidade de Li...


A MURALHA, O TEMPLO E O AQUEDUTO NA TRADIçãO DE

Rodrigues, Paulo Simões

Ao escrever a História da Antiguidade da Cidade de Évora (1553), André de Resende deu inicio a uma tradição historiográfica que dava como certa a presença de Sertório em Évora, onde teria chegado a residir, e a sua responsabilidade na edificação da primeira cintura de muralhas da cidade, do templo e de um suposto aqueduto. Apesar de se basear numa frágil e muito empírica associação dos vestígios arquitectónicos...


O Paradigma da Reconstituição - a prática do restauro no século XIX

Rodrigues, Paulo Simões

O restauro artístico em Portugal no século XIX foi dominada pelo príncipio da reconstituição do suposto estado original do objecto ou do imóvel a intervencionar. Este príncipio ocupou o lugar deixado vago pela ausência de uma reflexão teórica sobre o restauro e determinou os critérios de intervenção, levando a alterações significativas da aparência e da materialidade das obras de arte intervencionadas.


Plutarco e as Artes - Pintura, Cinema e Artes Decorativas

Rodrigues, Paulo; Simões

Primeira abordagem da análise das "Vidas Paralelas" de Plutarco enquanto fonte e tema da pintura de história, numa baliza cronológica de longa duração que vai do século XV ao século XVIII. Compreender o modo como as figuras retratadas nas "Vidas Paralelas" de Plutarco e os episódios com elas relacionados aí narrados se constituíram, enquanto tema de pintura, na representação de uma ideia de história que, indepe...


Évora. Roteiros Republicanos

Matos, Ana Cardoso de; Bernardo, Maria Ana; Rodrigues, Paulo Simões

O presente estudo é uma síntese sobre vários aspetos da história da cidade de Évora durante a I República: a renovação toponímica, as alterações no espaço urbano e nas vivências quotidianas, as ações e movimentos de defesa do património eborense e mesmo o crescente relevo da cidade como centro de atração turística.


O Passado é uma cidade ideal: um olhar sobre a patrimonização de Évora

Rodrigues, Paulo Simões

This article is a reflection about the classification of Évora an a heritage city. This classification is still too much based in the quantity and quality of the city historic monuments, considering ancient current architecture and urban structures only as context of those monuments. The idealized perspective of Évora’s past that dominates the majority of the discourses about the city, symbolised by its most im...


Do Sentido das Euménides em Francis Bacon

Rodrigues, Paulo Simões

Estudo da pintura "Three Studies for Figures at the Base of a Crucifixion" de Francis Bacon tendo como base um entendimento da tradição clássica como mundividência centrada no factor humano.


9 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor








Data






Tipo de Documento





Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia