Bibliotecas do Ensino Superior: Exigências do Futuro
A construção do Espaço Europeu de Ensino Superior – Modelo de Bolonha e as Tecnologias da Informação e Comunicação conduziram a mudanças estruturais na gestão das instituições de Ensino Superior (IES) que afetaram todos os serviços e contribuíram para o nascimento de um novo modelo de comunicação – o modelo de comunicação em rede no qual coexistem estudantes com níveis de literacia informacional distintos.Consi...
No contexto organizacional/institucional, a Biblioteca da instituição de ensino superior, adiante designada por BES ou Biblioteca, aparece como uma estrutura díspar, posicionada de forma funcionalmente distante dos outros serviços administrativos ou técnicos, devido à natureza das suas funções, mas também devido ao valor dos serviços e produtos que disponibiliza aos utilizadores. A Biblioteca corresponde àquel...
A implementação dos Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) nas organizações é, cada vez mais, um fator de diferenciação e, em princípio, de garantia de fornecimentos de serviços mais eficazes, eficientes e adequados aos objetivos da organização. As Instituições de Ensino Superior (IES), de há algum tempo a esta parte, vêm aderindo à implementação destes sistemas, procurando promover culturas de qualidade que as...
As instituições de ensino superior desempenham um papel cada vez mais importante na comunicação dos resultados da investigação científica e da sua disponibilização em livre acesso, utilizando para tal, sobretudo os Repositórios Institucionais (RI). No entanto os RI debatem-se ainda com alguns problemas de afirmação no seio da comunidade científica, que entre outras razões, alega que nem todos os documentos aí c...
Tendo como objetivo contribuir para o conhecimento do perfil informacional do estudante, à entrada no ensino superior, foi realizado o presente estudo. Este, um estudo de caso, efetuado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi realizado mediante a aplicação de um inquérito por questionário, distribuído aos estudantes que ingressaram, no ano letivo 2010/2011, nos cursos de formação inicial (licencia...
Tendo como objetivo contribuir para o conhecimento do perfil informacional do estudante, à entrada no ensino superior, foi realizado o presente estudo. Este, um estudo de caso, efetuado no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) foi realizado mediante a aplicação de um inquérito por questionário, distribuído aos estudantes que ingressaram, no ano letivo 2010/2011, nos cursos de formação inicial (licencia...
Face ao atual paradigma que se coloca às instituições de ensino superior, motivado sobretudo pela conjuntura económica global, as bibliotecas procuram redimensionar os seus serviços, desenhando novas estruturas de apoio, mais flexíveis, baseadas na partilha efetiva de recursos, que se pretende que venham a funcionar como fonte estruturante e sustentável de um modelo integrador, participativo e competitivo cria...
Dissertação apresentada à Universidade de Évora para obtenção do Grau de Mestre em Ciências da Informação e da Comunicação. ; Com o objectivo de conhecer o perfil informacional do estudante à chegada ao ensino superior, caso do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), realizou-se um estudo recorrendo à aplicação de um inquérito por questionário, previamente validado e distribuído aos estudantes que, no ...
| Financiadores do RCAAP | |||||||
|
|
|
|
|
|
||