Com o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo baseado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório,...
São muitos e de natureza variada os desafios que se colocam, na atualidade, às instituições de ensino superior, em termos de organização, gestão e preservação do conhecimento científico. O contexto do presente estudo respeita ao processo de gestão organização e preservação do conhecimento do ponto de vista dos repositórios científicos. Ao longo dos últimos anos assistiu-se, em todo o mundo, à emergência do Movi...
Apresentam-se os resultados de um estudo sobre o efeito da aprovação e implantação da Política de Depósito de Documentos (PDD) no Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco - Portugal (RCIPCB). Método: O trabalho foi dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito à posição dos docentes/investigadores sobre a PDD e sobre o arquivamento dos seus documentos científicos no Repositório...
Só está disponível o resumo. ; Esta comunicação tem como objetivo apresentar os resultados da monitorização de três repositórios institucionais de instituições do ensino superior, politécnico e universitário, numa perspetiva comparativa.
Este estudo tem como primeiro objetivo apresentar uma perspetiva sobre a utilização sustentável dos documentos arquivados em Open Access num repositório, quando utilizados para estudo e investigação. Como segundo objetivo, pretende motivar os gestores dos repositórios para a criação de consciência ambiental junto dos utilizadores relativamente ao uso dos documentos, demonstrando os efeitos perniciosos da impres...
A presente comunicação procura mostrar qual a forma que a Biblioteca encontrou para combater o absentismo ao espaço físico e aos respetivos conteúdos, de uma parte dos seus utilizadores. Foi construído um modelo de itinerância baseado numa permanência periódica regular, num ponto fulcral da Escola, de onde é possível a Biblioteca ver e ser vista pela maioria dos potenciais utilizadores. Apresentam-se igualment...
O presente trabalho de revisão da literatura tem como objetivo mostrar a importância dos repositórios institucionais (RI) como ferramentas de gestão do conhecimento científico produzido nas instituições de ensino superior (IES). Os RI permitem armazenar, preservar e difundir o conhecimento científico produzido pelas IES. Aceitam documentos de diversos tipos e em vários formatos, tornando acessíveis os resultado...
Os repositórios institucionais devem ser entendidos como um dos instrumentos mais adequados à difusão, partilha, recuperação, reutilização e validação do conhecimento científico produzido. São de fácil utilização e não necessitam de intermediação. Em grande parte dos repositórios, estas caraterísticas não são integralmente aproveitadas pelos principais interessados, os investigadores. Os repositórios deparam-se...
O presente documento reúne os contributos de todos os autores que apresentaram as suas comunicações na III Conferência do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre o Livre Acesso ao Conhecimento Científico e que consentiram em partilhar as suas ideias e o seu conhecimento, disponibilizando-os em Livre Acesso.
Os desafios que se colocam atualmente às bibliotecas do ensino superior são enormes e estas cada vez mais se preocupam em desenvolver nos seus utilizadores competências em literacia da informação que lhes permitam definir a natureza, tipo e extensão da informação de que necessitam e localizar, avaliar e utilizar essa informação de forma ética e eficaz. O estudo do perfil informacional do estudante decorreu no I...
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