Encontrados 32 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto d...

Silva, Maria José de Ribamar Nascimento

O Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; ...

Data: 2014   |   Origem: Repositório da UTAD

Clima e cultura organizacional: implicações na gestão democrática no contexto d...

Silva, Maria José de Ribamar Nascimento

O Clima e a Cultura Organizacional fazem parte do contexto de qualquer organização escolar, sendo afetados pelo tipo de gestão realizada. A presente dissertação objetiva analisar as implicações da gestão democrática para o clima e a cultura organizacional no contexto da escola pública. Especificamente, intenciona: a) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática no contexto da escola pública; ...

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTAD

Gestão e práticas de formação numa corporação de bombeiros

Silva, Maria José, 1988-

Relatório de estágio de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 ; O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, na especialidade de Administração Educacional, foi realizado numa Corporação de Bombeiros Voluntários. Durante o estágio foram desenvolvidas atividades em torno da conceção, coordenação...


Problem-based learning aplicado ao ensino de enfermagem : reflectindo sobre a e...

Martins, Cristina Araújo; Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão

Problem-Based Learning (PBL) é uma metodologia de ensino que enfatiza uma aprendizagem activa centrada nos estudantes, desafiando-os a problematizar, pesquisar, reflectir, dar significado e compreender, à medida que desenvolvem abordagens para solucionar problemas específicos relevantes ao contexto da prática profissional. Estas são habilidades essenciais à Enfermagem, que exige integração de conhecimentos para...


Contributos da aprendizagem baseada em problemas no desempenho do estudante de ...

Mendes, Maria Goreti Silva; Martins, Cristina Araújo; Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é considerada atualmente como uma das metodologias pedagógicas mais atrativas no ensino superior, permitindo ao estudante ser sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Com o objetivo de analisar as perceções dos estudantes de enfermagem sobre os contributos desta metodologia, implementada na Unidade Curricular de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adoles...


A aprendizagem baseada em problemas : uma experiência no ensino de enfermagem

Silva, Maria José; Oliveira, Cláudia; Martins, Cristina Araújo; Mendes, Goreti; Vilaça, Simão

Apresentação efetuada no seminário "A aprendizagem baseada em problemas : uma experiência no ensino de Enfermagem, Braga, 2012" ; Seminário de divulgação de uma experiencia no ensino de enfermagem a partir do uso de uma metodologia ativa PBL) que teve como finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem dos estudantes do C1 e para a reforma de uma prática docente mais adaptada às necessidades atuais dos ...


Medicina e Cirúrgia de Animais de Companhia.

Silva, Maria José Rosário da

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária ; Master Degree in Veterinary Medicine


Caracterização da caatinga e da dieta de novilhos fistulados, na época chuvosa,...

Santana,Daniel Fernando Ydoyaga; Lira,Mario de Andrade; Santos,Mércia Virginia Ferreira dos; Ferreira,Marcelo de Andrade; Silva,Maria José de Araújo

Um experimento foi conduzido para caracterizar uma caatinga manipulada e estimar a composição botânica e qualidade da dieta de novilhos fistulados. O experimento foi conduzido no período chuvoso, entre março e julho de 2003. A caatinga foi pastejada por 24 novilhas das raças Guzerá e Girolando e dois novilhos esôfago-fistulados. Na caatinga, foram identificados 24 famílias, 38 gêneros e 41 espécies nos dois est...

Data: 2011   |   Origem: OASIS br

Problem based learning : expectativas de estudantes de enfermagem

Oliveira, Cláudia; Silva, Maria José; Vilaça, Simão; Martins, Cristina Araújo

Problem Based Learning (PBL) é uma metodologia que parte de casos problema e que promove uma aprendizagem activa, ajudando os estudantes a desenvolver pensamento crítico e técnicas de resolução de problemas (Baden&Major,2004). Integra-se nas metodologias activas de aprendizagem recomendadas pela Declaração de Bolonha (1999). A implementação desta metodologia partiu de inquietações de docentes da ESE, relacionad...


O jogo na infância: instrumento para uma educação inclusiva

Silva, Maria José Pinto Martins da

A infância é o tempo em que a criança se apropria gradativa e lentamente do mundo, sendo neste momento, não só aprendiz dos signos e significados que pelos seus olhos interpretam, mas também aprendiz das regras e valores determinados pelos cuidados da família e instituição escolar a que pertence. Dessa forma, é necessário ressaltar que este período, também, é caracterizado pelo brincar e não apenas pelo cuidar,...

Data: 2011   |   Origem: Repositório da UTAD

32 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia