Encontrados 11 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Sistema pericial em PROLOG no diagnóstico do potencial agrícola de solos

Siqueira, Jucilene de Medeiros; Rocio, Vitor

As análises laboratoriais de amostras de solo ocupam lugar de destaque como instrumento diagnóstico do potencial produtivo. Estas análises podem estimar as propriedades físicas, químicas e nutricionais dos solos, tornando-se a base para manejo do solo e recomendação de corretivos e fertilizantes destinados a agricultura. Um perito em ciências do solo é capaz de estimar tais propriedades. Por outro lado, conside...


PROLOG-CC: um sistema pericial difuso aplicado à ciência do solo

Siqueira, Jucilene de Medeiros; Rocio, Vitor

As técnicas da inteligência artificial são ferramentas computacionais apropriadas para modelar processos de transformação que ocorrem na natureza. Tal fato sugere o desenvolvimento de um sistema pericial suportado pelo paradigma da programação em lógica, baseado em regras com raciocínio difuso, possibilitando captar o conhecimento dos peritos. O sistema pericial proposto neste artigo consiste em regras que simu...


Tecnologias da comunicação e informação

Rocio, Vitor

A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é cada vez mais um imperativo na sociedade actual. Saber utilizar um computador, elaborar um documento electrónico, consultar informação na Internet são cada vez mais competências indispensáveis em qualquer actividade humana. Por detrás das funcionalidades que nos permitem realizar estas tarefas, está um conjunto de princípios e tecnologias que impo...


Tecnologias de informação: provocações e contradições

Cavique, Luís; Rocio, Vitor

Se por um lado as soluções de software gratuito e o uso intensivo das tecnologias de informação em rede, têm favorecido a popularização e a globalização das TI, por outro lado,alguns autores tendem a reduzir a importância estratégica das TI. A depreciação da importância estratégica das TI aumenta quando se julga que o software livre, gratuito e de código aberto pode resolver a generalidade das necessidades dos ...


Implementação de ferramentas específicas ao Modelo Pedagógico da UAb na Platafo...

Coelho, José; Rocio, Vitor

Encontro realizado em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian e em Coruche no Observatório do Sobreiro e da Cortiça ; Mostra-se como foi testada e adaptada a plataforma de e-learning Moodle na Universidade Aberta, de forma a por um lado suportar um elevado fluxo de estudantes, e por outro lado a implementar o Modelo Pedagógico da universidade aberta. A plataforma não ficou um sistema isolado, foi desenvolvida u...


A course template for undergraduate courses

Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda

We present in this paper a template for Moodle courses according to Universidade Aberta’s pedagogical model. The template for first cycle (undergraduate) courses enables teachers with little technical knowledge to deliver their online courses according to a pre-defined format. UAb's pedagogical model defines several features that can be directly implemented in a VLE, particularly in Moodle: course plan, learnin...


A Study on Moodle's Performance

Coelho, José; Rocio, Vitor

Learning Management Systems (LMS) are essential tools to the modern teaching institutions. Moodle is an open source LMS, widely used by open and distance teaching universities, as well as support to face to face courses. There are almost 40,000 registered Moodle sites, all over the world. Moodle can be installed in a wide range of environments: operating systems (Linux, Windows), supporting databases (MySQL, Po...


Implementation of a learning card in Moodle

Rocio, Vitor; Coelho, José; Pereira, Alda

A credit card is the metaphor for the learning card, a device used in 1st cycle courses, as established in our pedagogical model for online learning. Through it, the student accumulates points earned in assessment activities that contribute to the final evaluation in a course. In this paper we describe the implementation of this device through the adaptation and configuration of Moodle’s features. The new grade...


New challenges for e-learning post-graduation in exact and technological sciences

Caeiro, Sandra; Costa, Fernando Pestana da; Moura, Ana Pinto; Martinho, Ana Paula; Nicolau, Paula Bacelar; Ramos, Maria do Rosário; Araújo, João

Learning and teaching in an on-line environment are, in many ways, much like teaching and learning in any other formal education context. However, the pervasive effect of the on-line medium creates a unique environment for teaching and learning (Anderson, 2004). This century will see the emergence of a post-modern era of distance education characterized by increased diversity and choice (Garrison, 2000). Such d...


Exportação da lições Mogdle para pacotes SCORM

Rocio, Vitor; Vigário, Edgar

Este artigo incide sobre questões gerais relacionadas com a exportação de uma lição criada na plataforma Moodle para um pacote do modelo de referência SCORM (Sharable Content Object Reference Model), centrando a discussão sobre as características e especificações técnicas dos elementos intervenientes. Como exemplo de uma aplicação prática é utilizado o programa de exportação criado no trabalho da disciplina Pro...


11 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento




Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia