The study analyses the extent to which the sociological message transmitted by the teachers’ pedagogic practice recontextualizes the Official Pedagogic Discourse of the Natural Sciences curriculum for Portuguese middle school. Theoretically, the study is based on theories of psychology, epistemology and sociology, with a particular emphasis on Bernstein’s theory of pedagogicdiscourse. A mixed methodology is use...
The study is centred on the analysis of the science curriculum for primary school. The difference in the message transmitted by the curricular documents Essential Competences - Study of the Environment and Syllabus of the Study of the Environment with regard to the what and to the how of the teachinglearning process is analysed. Possible influences on teachers’ pedagogic practices are discussed. Theoretically, ...
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação) ; Os fundamentos do Processo de Bolonha assentam em pressupostos de necessidades de uma sociedade do conhecimento, dotada de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico. Nesta visão de ensino superior são estabelecidos objetivos a atingir pelas instituições, públicas e particulares, nomeadamente, na dotação ...
Mestrado em Bioética ; Master Degree Course in Bioethics
The article is focused on the research that has been developed by the ESSA Group (Sociological Studies of the Classroom) and which is fundamentally based on Bernstein’s theory of pedagogic discourse. It presents the theoretical assumptions and the methodological procedures that have guided the conception of the models and instruments of analysis and the steps followed in their construction. Aspects related to v...
O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial veiculado no currículo de Ciências Naturais do 3.º ciclo do ensino básico português contempla a natureza da ciência. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein e na conceptualização de Ziman sobre a construção da...
O estudo analisa em que medida a mensagem sociológica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Os princípios ideológicos dizem respeit...
Ao longo de vinte anos de investigação, temos procurado respostas para o problema de melhorar a aprendizagem dos alunos, particularmente dos desfavorecidos, sem diminuir o nível de exigência conceptual. A investigação tem-se focado em diversos contextos: contextos de aprendizagem na família e na escola, contextos de formação de professores e contextos de construção de programas e manuais escolares. De forma a d...
Neste artigo descreve-se um estudo qualitativo sobre práticas pedagógicas familiares. Pretende-se caracterizar o código pedagógico subjacente a essas práticas e apreciar em que medida elas estão associadas a diferentes grupos sociais. Pretende-se ainda relacionar a prática pedagógica da família com o aproveitamento dos alunos. A análise da prática pedagógica familiar baseou-se num modelo derivado da teoria de B...
Tout du long de vingt ans d' investigation, on a cherché des réponses pour le problème d' améliorer l' apprentissage des élèves, particulièrement de ceux qui ne sont pas favorisés, sans amoindrir le niveau d'exigence conceptuel. L' investigation s' a fait ressortir en plusieurs contextes: contextes d' apprentissage dans la famille et dans l' école, contextes de formation de professeurs et contextes d' élaborati...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |